sábado, 27 de outubro de 2012

Uma viagem até Ondjaki

Ondjaki é o pseudónimo do escritor angolano Ndalu de Almeida e nasceu em Luanda, em 1977.

Estudou em Luanda e licenciou-se em Sociologia em Lisboa. Atualmente, vive no Rio de Janeiro.
Escreve desde muito jovem e os seus livros obtiveram já diversos prémios. As obras mais conhecidas são "Momentos de aqui", O assobiador", "Os da minha rua", "Avó Dezanove e o segredo do soviético". Destaca-se ainda o livro infantil "Ynari: a menina das cinco tranças" de 2004.


A propósito da Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, as turmas do 7º ano estiveram na BE e ficaram a conhecer melhor este escritor.

Podes requisitar as suas obras na Biblioteca Escolar. Recomendamos:

Os da minha Rua


"Como num filme, sempre me acontecia isso: eu olhava as coisas e imaginava uma música triste; deppois quase conseguia ver os espaços vazios encherem-se de pessoas que fizeram parte da minha infância. [...]"

                              Ondjaki








Ynari: a menina das cinco tranças

Ynari é uma menina com cinco tranças e muita vontade de conhecer outras aldeias.
Perto do rio, Ynari encontra um homem pequenino e descobre que a guerra também faz parte do mundo. Com a ajuda das suas cinco tranças, a menina vai mostrar que as crianças, com magia e ternura, podem mudar todas as aldeias e acabar com todas as guerras.

domingo, 21 de outubro de 2012

O Gebo e a Sombra

O filme "O Gebo e a Sombra" de Manoel de Oliveira, de 103 anos, estreou no início do mês de outubro em várias salas do país.
Este filme é uma adaptação cinematográfica de Manoel de Oliveira da peça de teatro de Raul Brandão de 1923.


Segundo o cineasta é uma peça que "fala de pobreza e de honra, de um ser que é pobre e é honrado". Relata, assim, dramas da vida de pessoas simples  à luz da atualidade.


Vê aqui uma pequena apresentação do filme:

Procura o livro na Biblioteca Escolar e fica a conhecer a versão original do texto.


O Gebo e a Sombra
O Avejão
de Raul Brandão

Publicações Europa-América
1991


terça-feira, 9 de outubro de 2012

Guia do utilizador

Para melhor divulgar o funcionamento dos seus serviços, a Biblioteca Escolar elaborou Guia do Utilizador que disponiblizou aos seus utentes e que a seguir se apresenta:

 



segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Ainda Jorge Amado...

Durante o mês de outubro, a Biblioteca Escolar dedica o painel "Sítio dos livros e autores" ao escritor Jorge Amado  destacando algumas das suas obras.



Sugestão de leitura:

Gabriela, Cravo e Canela é um dos livros mais populares de Jorge Amado onde, com o seu inigualável lirismo e inspiração poética,  o autor criou personagens inesquecíveis como a cozinheira Gabriela e o árabe Nacib. É, ainda, a crónica da pequena cidade de Ilhéus por volta do ano de 1925. Uma história a não perder.

segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Dia Internacional da Música

1 de outubro - Há música no ar!

O Dia Internacional da Música foi instituído em 1975 pelo Internacional Music Council, uma instituição fundada em 1949 pela UNESCO que agrega vários organismos e individualidades do mundo da música.
Os objetivos da celebração deste dia é:
  • Promover a arte musical em todos os setores da sociedade;
  • Aplicar os ideais da UNESCO como a paz e a amizade entre as pessoas, a evolução das culturas e troca de experiências.
 


Dia Nacional da Água

1 de outubro - A água é vida!

A água doce é um recurso precioso, básico e essencial à vida sob todas as suas formas, assumindo, por isso, particular relevância a necessidade da sua preservação.
A crescente escassez de água, o rápido aumento populacional, levam a que muitos se questionem se os recurso de água docce poderão vir a ser fonte de conflitos internacionais durante este século.
A poluição da água afeta o ecossistema aquático e prejudica todos os que dependem do mar para viver.

Para conheceres algumas dicas para poupar água consulta a página web da Visão Júnior:


Se quiseres saber mais, consulta na Biblioteca Escolar:


E, ainda, podes ler duas belíssimas histórias escritas por dois escritores lusófonos:


Nweti e o Mar

«No dia em que fez seis anos Nweti acordou feliz. A almofada cheirava a mar, e ela sentia-se como se tivesse regressado de um longo mês de férias, numa praia distante, de areia fina e muito branca e água cor de esmeralda."
Às palavras de José Eduardo Agualusa, preenchidas de poesia e de delicadeza, juntam-se, também, as suas fotografias.


 

            

 

O Beijo da Palavrinha


"Quando Maria Poeirinha adoeceu, o Tio Jaime Litorânio disse que só o mar, que ela nunca vira, a poderia curar. A menina estava demasiado fraca para a viagem, mas o irmão Zeca Zonzo encontrou o modo de a levar a conhecer o mar.
O poder mágico das palavras é o tema deste segundo livro para crianças de Mia Couto, mais uma vez com magníficas ilustrações de Danuta Wojciechowska."