O meu Destino disse-me a chorar: "Pela estrada da vida vai andando, E, aos que vires passar, interrogando Acerca do Amor, que hás de encontrar."
Fui pela estrada a rir e a cantar, As contas do meu sonho desfiando... E noite e dia, à chuva e ao luar, Fui sempre caminhando e perguntando...
Mesmo a um velho eu perguntei: "Velhinho, Viste o Amor acaso em teu caminho?" E o velho estremeceu... olhou... e riu...
Agora pela estrada, já cansados, Voltam todos para trás desanimados... E eu paro a murmurar: "Ninguém o viu!..."
Florbela Espanca O espírito
Nada a fazer, amor, eu sou do bando Impermanente das aves friorentas; E nos galhos dos anos desbotando Já as folhas me ofuscam macilentas; E vou com as andorinhas. Até quando? À vida breve não perguntes:cruentas Rugas me humilham. Não mais em estilo brando Ave estroina serei em mãos sedentas.
Pensa-me eterna que o eterno gera Quem na amada o conjura. Além, mais alto, Em ileso beiral, aí me espera:
Andorinha indemne ao sobressalto Do tempo, núncia de perene primavera. Confia. Eu sou romântica. Não falto.
A 7ª edição da Semana da Leitura centrada na temática do MAR, decorre de 11 a 15 de março e tem como objetivo utilizar a leitura para mostrar a relevância histórica e cultural do mar na construção da identidade do povo português, ajudando a (re)descobrir a pluralidade de dimensões do mundo.
Navegar nos livros...
Atividades na BE:
Livros, Histórias & Companhia (ao longo da semana)
Na onda das nossas leituras - 7º, 8º, 9º anos Na onda das eco-leituras - 5º, 6º anos Em maré de leituras - 7ºB Mar de histórias - 12º ano e JI de Alvaiázere
Concurso de Declamação de Poesia (13/03)
Projeto: Leituras dos 8 aos 80 - Caminhos e partilha de saberes (14/03)
Articulação curricular (11 e 12/03)
Filme: PU - 239 - 9º, 10º ano Concurso de Físico-Químicas - 8º ano
Quando Pi tem dezasseis anos, a família decide emigrar para a América do Norte num navio cargueiro juntamente com os habitantes do zoo. Porém, o navio afunda-se logo nos primeiros dias de viagem. Pi vê-se na imensidão do Pacífico a bordo de um salva-vidas acompanhado de uma hiena, um orangotango, uma zebra ferida e um tigre de Bengala. Em breve restarão apenas Pi e o tigre.
O filme:
O livro:
Numa noite de Outubro de 1815, um homem exausto e esfomeado entra a pé na cidade de Digne.
Expulso das estalagens, e tendo já perdido todas as esperanças de encontrar uma cama para passar a noite, Jean Valjean bate à porta de uma casa. Ao entrar, anuncia: Anciãos, fiquem a saber que eu sou um condenado! Passei dezanove anos nos trabalhos forçados em Toulon.
Ao ouvir estas palavras, o seu anfitrião, Monsenhor Myriel, manda acrescentar um talher na mesa e vai buscar dois belos candelabros de prata.
De manhã, o condenado foge depois de roubar o seu benfeitor.