terça-feira, 18 de novembro de 2014

Rumo a África com Mia Couto


 
 
Nos dias 12 e 13 de novembro, as turmas 8ºA e 8ºB estiveram na BE para uma sessão de apresentação do escritor moçambicano Mia Couto, galardoado com o Prémio Camões 2013, conduzida pela professora Francelina Freire.
Considerado um dos mais importantes escritores de língua portuguesa, Mia Couto publicou romances, crónicas, livros de contos e poesia onde, numa escrita única, original e inovadora, descreve a sua terra e as suas gentes, todo o drama da vida em Moçambique após a independência, a natureza humana e as suas raízes.
Destaca-se, então, a sua exímia habilidade para contar histórias e reinventar palavras, numa linguagem rica e fértil em neologismos, uma nova maneira de falar - ou "falinventar" - português.
 
 
 
 
 
 
Neste livro, Mia Couto tece pequenas fábulas e registos que, sem narrar grandes acontecimentos, capturam os momentos íntimos de um Moçambique renascendo de trinta anos de guerra.

sábado, 8 de novembro de 2014

Quem é António Mota?

 
António Mota nasceu em Vilarelho, Ovil, concelho de Baião, em 16 de julho de 1957. Foi professor do Ensino Básico mas tornou-se conhecido como autor de literatura infanto-juvenil.
 
 
 
 
 
 
 
Escreveu em 1979 o seu primeiro livro, A Aldeia das Flores, onde conta a história do dia-a-dia uma bonita e florida aldeia até que, certo dia, resolvem instalar uma fábrica...
 
 
 
 
 
 
 
António Mota recebeu vários prémios, entre eles o Prémio Gulbenkian de Literatura para Crianças e Jovens, em 1990, pelo seu livro Pedro Alecrim, um romance comovente que retrata a vida quotidiana de um jovem de uma aldeia do interior do país nos anos 80 do século XX.
 
 
 
 
Para ler e pensar...
 

sábado, 1 de novembro de 2014

Halloween - Noite de Todos os Santos

No início do século VII, o Papa Bonifácio IV designou o dia 1 de novembro como "O Dia de Todos os Santos". No século X, a Igreja dedicou o dia 2 do mesmo mês às almas, em memória de todos os falecidos.
E de onde vem a palavra Halloween?
É que em Inglês Dia de Todos os Santos diz-se All Hallows Day e como a noite anterior é muito importante  também, Halloween é a abreviatura de All Hallows Even (Noite de Todos os Santos).
Halloween, Dia de Todos os Santos e Dia de Finados (dos Mortos) passaram a fundir-se numa mesma tradição.
 

Acreditava-se que na noite de Halloween, os fantasmas voltavam à Terra em busca de alimento e companhia para levarem para o outro mundo. As pessoas pensavam que encontravam almas penadas se saíssem de casa.
Por isso, para não serem reconhecidas pelos fantasmas, usavam máscaras quando saíam e carregavam lanternas porque a luz e os fantasmas não se dão muito bem... Uns são da noite e das trevas (escuridão e morte) e a luz significa vida.

Para saber mais sobre o Halloween: