quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Mensagem

Receita de Ano Novo

Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor de arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido
(mal vivido ou talvez sem sentido)

para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser,
novo até no coração das coisas menos percebidas

[…]
Para ganhar um ano novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.



                                    Carlos Drummond de Andrade
                                         (dezembro de 1997)

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Histórias da Ajudaris

 
O Projeto “Histórias da Ajudaris” é uma iniciativa pioneira e inovadora de incentivo à leitura, à escrita, à arte e de ajuda aos que mais necessitam.
Trata-se de um desafio anual lançado a escolas para criar histórias com recurso à imaginação e à criatividade.
Todo o resultado é compilado numa obra coletiva que junta contos escritos por pequenos grandes autores, protagonistas desta rede de afetos co-orientados por professores solidários em contexto de sala de aula. Os contos após seleção são pincelados por artistas solidários que dão cor e magia.
Este ano, pode ler-se, neste livro, uma história escrita na Biblioteca pelos alunos dos 3º e 4º anos (2014/2015) da EB de Maçãs de D. Maria intitulada "Sonhar com a paz".
 
Para ler mais sobre esta iniciativa: Histórias da Ajudaris
 

sábado, 26 de dezembro de 2015

Ler no Natal...

Sugestões de leitura para os mais jovens: livros de Natal...

Esta história passa-se numa aldeia longínqua onde o Inverno chega mais cedo.
Quando as férias de Natal de Manuel e das outras crianças se aproximam, a expectativa de que o Natal chegasse mais rápido é cada vez maior. Os preparativos para o Natal concediam a este ambiente caseiro uma atmosfera harmoniosa, em que as crianças faziam os pedidos ao Menino Jesus. Mas no fim há uma surpresa: o pai de Manuel regressa do Brasil, onde estava emigrado, na noite de Natal.
 

O Livro do Natal está cheio de rimas que ajudam a conhecer esta época tão especial, cheia de luzes, doces e prendas. Quadras que também divertem e falam daquilo que é mais importante: "o que conta nesta vida é sabermos partilhar".
 
A consoada em casa de Joana é cheia de abundância e alegria. Contudo, a menina lembra-se do seu amigo Manuel, que nem vai ter presentes nem uma mesa farta nessa noite tão especial. Decide, por isso, ir ter com ele e dar-lhe o que recebeu. Guiada por uma estrela, Joana descobre, nessa noite, o verdadeiro Natal.

Boas leituras! Bom Natal!

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Presentinho de Natal


 
Eu queria ter um cestinho cheio de flores
Para tecer um xaile de muita cor, muito lindo!
E um retalhinho do Céu
Para fazer um vestido azul tão lindo!
E mais sete estrelas das mais brilhantes
Para armar um chapeuzinho de luz
E mais ainda dois quartinhos de Lua
Que chegassem para uns sapatos de saltos muito altos.

 
E tudo isto, depois,
Eu dava a minha Mãe
De dentro do meu coração
Neste dia de Nata!!

                     Matilde Rosa Araújo

 
 

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Solstício - chegou o inverno...

O dia 21 de dezembro foi o mais curto do ano, o Sol nasceu às 7h 51m e pôs-se às 17h 18m. Mas o solstício de inverno só chegou na madrugada do dia 22, às 4h 48m, segundo o Observatório Astronómico da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Nesse momento marca-se o início do inverno.
E o frio chegou mesmo nessa 2ª feira de dezembro, as temperaturas mínimas baixaram e esta situação irá prolongar-se durante a quadra natalícia.
 
Ande o frio, por onde andar, no Natal cá vem parar!

domingo, 6 de dezembro de 2015

2015 - Ano Internacional da Luz

Para evocar o Ano Internacional da Luz - 2015, a equipa da Biblioteca Escolar entendeu por bem organizar uma exposição sobre o tema que se encontra patente na entrada do bloco administrativo. 
 
 
O que é a luz?
Vemos toda a luz que existe?
Por que vemos os objetos?
Como se propaga a luz?
Como são as imagens nos espelhos? 
Que imagens se formam num olho humano?
De onde vem a cor de um objeto?
 
Estas são algumas das questões que podem ter uma resposta se observares com atenção esta pequena mostra.
 
Para saber mais consulta:     AIL15 - Celebrar a Luz

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Concurso Nacional de Leitura

O Concurso Nacional de Leitura - 10ª edição desenrola-se nos termos habituais que constam do regulamento publicado pelo PNL.
 
 
As obras escolhidas para a 1ª fase e sobre as quais se realizarão as provas de seleção dos alunos representantes da Escola Dr. Manuel Ribeiro Ferreira na fase distrital, são as seguintes:
 
3º ciclo do Ensino Básico:

Quando a prenda de Natal é um computador, quem quer saber do trabalho de casa de Matemática? Todos os momentos livres são necessários para jogar uns jogos malucos.
Os pais da Nina é que não concordam. Nem o Danny, o primo que vem viver para casa dela.
Por que teve o Danny de mudar de escola? O que fazer em casos de ataques de criancice? E quando há falhas no sistema? E o Vítor, por que começa a comportar-se de forma tão palerma? Será que os amigos da Nina não compreendem que somos todos diferentes, mas todos iguais?
Para saberes mais... requisita este livro na BE.

 
 

 



A primeira história publicada por Oscar Wilde leva-nos a um castelo assombrado, adquirido por uma abastada família americana que não acredita no sobrenatural, obrigando o pobre fantasma residente a encetar numa série de estratagemas para assustar os seus novos hóspedes. Nunca o fantástico, o terror e a comédia se combinaram numa trama tão genial, que nos diverte e nos leva a refletir sobre os valores mais elevados da vida.







Ensino Secundário:
 "Sinto-me sequestrado por estes bons malandros". Aos livros que fui escrevendo, e outros que venha a escrever, não lhes valem possíveis méritos. Mais de trinta anos depois de saltarem à cena, sem outra pretensão do que fazer sorrir circunstanciais leitores, os bons malandros não arredam pé e ganharam a afeição de gerações sucessivas. Nada mais surpreendente, para quem lhes deu vida, esta longevidade que permite divertir jovens de hoje, tal como acontecera com seus pais e mesmo avós.




 
 
 
O arquiteto português Afonso Domingues desenha uma complexa abóbada para o Mosteiro da Batalha, mas fica cego, em 1401, antes de a edificar… O rei D. João I contrata, então, um arquiteto irlandês, mestre Ouget, que não acreditando no projeto inicial, avança com um novo. O que acontecerá? A história da construção desta abóbada podia
ser um simples e aborrecido relato, mas é digna de um romance elaborado. Assim é este e muitos outros episódios da História de Portugal, que Alexandre Herculano tão bem soube glorificar!

domingo, 22 de novembro de 2015

Uma Aventura... Literária 2016

 
 
Já se encontra a decorrer o Concurso Uma Aventura... Literária 2016 que à semelhança dos anos anteriores tem 5 modalidades: Texto original, Crítica, Desenho, Teatro e Olimpíadas da História.
Este concurso destina-se aos alunos do pré-escolar, 1º ciclo, 2º ciclo, 3º ciclo e Ensino Secundário e o prazo de envio dos trabalhos termina a 16 de fevereiro de 2016.
 
A participação neste concurso tem-se revelado uma boa oportunidade para dar largas à imaginação e ao talento dos alunos deste Agrupamento que repetidamente têm alcançado prémios em algumas modalidades.
 
Concorre! Participa!
 
 
 

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Um lobo culto

Ao longo do mês de outubro, todos os grupos de crianças do pré-escolar do Agrupamento se deslocaram à Biblioteca Escolar para participarem numa atividade de promoção da leitura onde contactaram com a obra "Um lobo culto" de Becky Bloom.
Depois de ouvirem ler a história do lobo que aceita o desafio de aprender a ler cada vez mais e melhor para poder partilhar o seu saber com os amigos, as crianças recontaram a história, comentaram as diferentes peripécias e acabaram por construir um belíssimo lobo que levaram como recordação.
 
E para ouvir a história....
 

 

quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Sugestão de leitura


 
Sugestão de Leitura:
 
After é o primeiro livro de uma série criada por Anna Todd cujos personagens são inspiradas na banda britânica One Direction. É um caso surpreendente de fanfiction, um fenómeno que começou na plataforma Wattprad, teve mais de mil milhões de leituras e tornou-se no livro mais falado na Internet.

Tessa Young é uma jovem reservada e estável que sai de casa da mãe, uma mulher autoritária e preconceituosa, para iniciar os seus estudos na universidade, separando-se pela primeira vez do namorado de sempre, Noah, um rapaz doce e amoroso.
Logo no primeiro dia, conhece a sua companheira de quarto, Steph, e os amigos desta, entre os quais Hardin, um inglês insolente, cheio de tatuagens e piercings. Rápida e inesperadamente, Tessa e Hardin iniciam uma relação intensa mas atribulada, pois ele é um bad boy que só arranja problemas.
Tessa tem de tomar uma séria e dolorosa decisão: será que faz sentido trocar Noah por Hardin, desiludindo a sua superprotetora mãe e sabendo que a sua vida nunca mais será a mesma? A menos que... poderá ser por amor?

Requisita-o na BE!

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

A arca do tesouro

 "A arca do tesouro" é uma obra da escritora Alice Vieira que serviu de base para composição da peça "Um pequeno conto musical" de Eurico Carrapatoso. É uma obra recomendada pelo documento das Metas Curriculares para o 3º ano de escolaridade e, foi a história escolhida este ano para ser apresentada aos alunos do 1º ciclo ,na atividade "Histórias na Biblioteca" que assinalou mais um Mês Internacional da Biblioteca Escolar.
 
 
 
«A Orquestra Metropolitana de Lisboa encomendou a Alice Vieira um pequeno conto para Eurico Carrapatoso musicar. Alice Vieira escreveu A Arca do Tesouro, um texto sóbrio e sábio, que se insurge contra esta coisa dos «relógios a mandar em toda a gente». E o compositor Carrapatoso foi capaz de fazer uma música simples, bela e comunicativa para a história de Maria e da sua caixa azul, uma caixa que «não serve para nada». Mas há de servir... (...) A composição nunca se impõe ao conto: segue-o antes com atenção e vem um pouco mais à tona em breves momentos, suficientes para soltar a emoção de um texto tão escorreito e bem escrito.»
                       Pedro Boléo, Público
 

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Dia Mundial da Alimentação

Frutos

Pêssegos, peras, laranjas,
morangos, cerejas, figos,

maçãs, melão, melancia,
ó música de meus sentidos,
pura delícia da língua;
deixai-me agora falar
do fruto que me fascina,
pelo sabor, pela cor,
pelo aroma das sílabas:
tangerina, tangerina.


           Eugénio de Andrade

Sugestão de leitura do dia:

 

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Mês Internacional da Biblioteca Escolar 2015



Em outubro, comemora-se o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), um mês em que as bibliotecas têm mais uma oportunidade para mostrar a importância que têm na vida das crianças e jovens assim como o trabalho que desenvolvem nas áreas da leitura e das literacias, no acesso à cultura e no desenvolvimento da cidadania.
Para saber mais:
 
 
Consulta o programa das atividades deste ano na página web da BE.

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Dia da Implantação da República



A República foi proclamada às 9 horas da manhã do dia 5 de outubro da 1910, da varanda dos Paços do Concelho de Lisboa. Após a revolução republicana, um governo provisório chefiado por Teófilo Braga dirigiu os destinos do país até à aprovação da Constituição de 1911 que deu início à Primeira República.

Entre outras mudanças, com a implantação da República, foram substituídos os símbolos nacionais: o hino nacional e a bandeira.
Para saber mais consulta na BE:
 

domingo, 4 de outubro de 2015

Dia Mundial do Animal 2015

O Dia Mundial do Animal foi criado em Itália em 1931, durante uma convenção de ecologistas e destina-se a celebrar todas as espécies de vida animal. Em todo o mundo são planeadas ações que apelam à proteção dos animais e protestam contra o tráfico e matança de espécies e abandono dos animais de companhia.
Lê para conheceres...
 
Agora, o nosso "pet"...

 
e um bonito poema de Fernando Pessoa:
 

Gato que brincas na rua
Como se fosse na ama,
Invejo a sorte que é tua
Porque nem sorte se chama.

 
Bom servo das leis fatais
Que regem pedras e gentes,
Que tens instintos gerais
E sentes só o que sentes.

 
És feliz porque és assim,
Todo o nada que és é teu.
Eu vejo-me e estou sem mim,
Conheço-me e não sou eu.
 
Ainda podes requisitar na BE um dos seguintes livros...

 

 
 
 

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Dia Mundial da Música

A Biblioteca Escolar, em articulação com a disciplina de Educação Musical, comemorou o Dia Mundial da Música com a passagem de alguns  segmentos animados contendo música clássica do filme Fantasia 2000 que muito agradaram aos alunos do 2º ciclo.
Aqui fica um excerto para todos admirarem:
 
 
E ainda se recomendam estes livros para os leitores mais novos:

 
 

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Água em Marte...


Marte é o quarto planeta a partir do Sol, o segundo menor do Sistema Solar. Batizado em homenagem ao deus romano da guerra, muitas vezes é descrito como o "Planeta Vermelho", porque o óxido de ferro predominante em sua superfície lhe dá uma aparência avermelhada.
 
Corre água líquida na superfície de Marte. A revelação é da NASA, a agência espacial norte-americana, que anunciou a descoberta esta segunda-feira numa conferência de imprensa. Ao jornal britânico The Guardian, porém, o líder do Programa de Exploração de Marte explica, antecipadamente, que há provas da presença de água em estado líquido no planeta vermelho, o que pode representar um ambiente favorável à existência de vida.


terça-feira, 29 de setembro de 2015

Dia Mundial do Coração 2015


Em 2015, o objetivo deste dia é garantir que as pessoas, em qualquer lugar do mundo, aproveitem a oportunidade para fazer escolhas saudáveis para o coração, onde quer que vivam, trabalhem ou se divirtam, ajudando-as a reduzir o seu risco cardiovascular e daqueles que estão à sua volta.
O ambiente em que vivemos, trabalhamos e nos divertimos, pode afetar a nossa capacidade de fazer escolhas certas para a saúde do nosso coração.
Para saber mais consulte:

sábado, 26 de setembro de 2015

Leituras recomendadas...

A Biblioteca Escolar tem vindo a investir na renovação do seu fundo documental, adquirindo novidades editoriais para todas as idades.  Procura na BE a partir da próxima semana alguns títulos novos:
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Equinócio de outono 2015

Em 2015 o Equinócio de outono ocorre no dia 23 de setembro, às 09h20min. Este instante marca o início do outono no hemisfério norte. Esta estação prolonga-se por 89,81 dias até ao próximo solstício que ocorre no dia 22 de dezembro, às 04h48min.

Para saber mais consulta:
 
 
E para repensar o outono recomenda-se para ler ou ouvir a obra:
 

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

Os livros

Apetece chamar-lhes irmãos,
tê-los ao colo,
afagá-los com as mãos,
abri-los de par em par,
ver o Pinóquio a rir
e o D. Quixote a sonhar,
e a Alice do outro lado
do espelho a inventar
um mundo de assombros
que dá gosto visitar.
Apetece chamar-lhes irmãos
e deixar brilhar os olhos
nas páginas das suas mãos.

        José Jorge Letria 

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Antes de começar...

Para começar a preparar o novo ano letivo que se avizinha, há que refletir um pouco sobre o que se pretende fazer e quais as metas que se querem atingir.
Ficam aqui algumas ideias.
 
O que se deve fazer para alcançar o sucesso?
  • Trabalhar de modo a melhorar a compreensão, a expressão e a ampliar os conhecimentos - aquisição de conhecimentos.
  • Desenvolver a capacidade de realização de determinadas tarefas - desenvolvimento de competências.
  • Aprender a respeitar certos valores e a melhorar as atitudes - aquisição de valores e atitudes.
E ainda...
 
Com trabalho e perseverança, tudo se alcança.

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Sugestões de leitura para os mais pequenos


Em setembro na Biblioteca Escolar!
 


quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Ler, para quê?


7 excelentes razões para ler com as crianças
 
  • Ouvir ler em voz alta, ler em conjunto, conversar sobre livros, desenvolve a inteligência e a imaginação. 
  • Os livros enriquecem o vocabulário e a linguagem. 
  • As imagens, informações e ideias dos livros alargam o conhecimento do mundo. 
  • Quem tem o hábito de ler conhece-se melhor a si próprio e compreende melhor os outros. 
  • Ler em conjunto é divertido, reforça o prazer do convívio. 
  • Os laços afetivos entre as crianças e os adultos que lhes leem tornam-se mais fortes. 
  • A leitura torna as crianças mais calmas, ajuda-as a ganhar autoconfiança e poder de decisão.
Plano Nacional da Leitura (Ler+ em família)

Ler é bom! Ler faz bem!

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Três búzios da praia... ou não

O búzio de Luísa Ducla Soares

Pus um búzio da praia
na concha do meu ouvido.
Logo ouvi o mar chamar
muito longe, num gemido.

Ó mar, ó mar…

Peguei num búzio das águas
pousado ali na areia.
Ela guardava a canção
secreta de uma sereia.

Ó mar, ó mar…

É só um búzio das ondas,
todos o julgam vazio-
Mas eu viajo lá dentro
num sonho feito navio.

Ó mar, ó mar…


A voz do Búzio de Maria Isabel Mendonça Soares

Eu trouxe da praia
Um búzio bonito
Que tem um segredo
Em que eu acredito

Lá dentro escondido
Alguém a chamar…
Ponho-o ao ouvido
Escuto a voz do mar

O mar e o sol
E a praia inteira
Guardados num búzio
Na minha algibeira



O Búzio de Cós de Sophia de Mello Breyner Andresen

Este búzio não o encontrei eu própria numa praia
Mas na mediterrânica noite azul e preta
Comprei-o em Cós numa venda junto ao cais
Rente aos mastros baloiçantes dos navios
E comigo trouxe o ressoar dos temporais

Porém nele não oiço
Nem o barulho de Cós nem o de Egina
Mas sim o cântico da longa e vasta praia
Atlântica e sagrada
Onde para sempre a minha alma foi criada