quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Mensagem

Receita de Ano Novo

Para você ganhar belíssimo Ano Novo
cor de arco-íris, ou da cor da sua paz,
Ano Novo sem comparação com todo o tempo já vivido
(mal vivido ou talvez sem sentido)

para você ganhar um ano
não apenas pintado de novo, remendado às carreiras,
mas novo nas sementinhas do vir-a-ser,
novo até no coração das coisas menos percebidas

[…]
Para ganhar um ano novo
que mereça este nome,
você, meu caro, tem de merecê-lo,
tem de fazê-lo de novo, eu sei que não é fácil,
mas tente, experimente, consciente.
É dentro de você que o Ano Novo
cochila e espera desde sempre.



                                    Carlos Drummond de Andrade
                                         (dezembro de 1997)

terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Histórias da Ajudaris

 
O Projeto “Histórias da Ajudaris” é uma iniciativa pioneira e inovadora de incentivo à leitura, à escrita, à arte e de ajuda aos que mais necessitam.
Trata-se de um desafio anual lançado a escolas para criar histórias com recurso à imaginação e à criatividade.
Todo o resultado é compilado numa obra coletiva que junta contos escritos por pequenos grandes autores, protagonistas desta rede de afetos co-orientados por professores solidários em contexto de sala de aula. Os contos após seleção são pincelados por artistas solidários que dão cor e magia.
Este ano, pode ler-se, neste livro, uma história escrita na Biblioteca pelos alunos dos 3º e 4º anos (2014/2015) da EB de Maçãs de D. Maria intitulada "Sonhar com a paz".
 
Para ler mais sobre esta iniciativa: Histórias da Ajudaris
 

sábado, 26 de dezembro de 2015

Ler no Natal...

Sugestões de leitura para os mais jovens: livros de Natal...

Esta história passa-se numa aldeia longínqua onde o Inverno chega mais cedo.
Quando as férias de Natal de Manuel e das outras crianças se aproximam, a expectativa de que o Natal chegasse mais rápido é cada vez maior. Os preparativos para o Natal concediam a este ambiente caseiro uma atmosfera harmoniosa, em que as crianças faziam os pedidos ao Menino Jesus. Mas no fim há uma surpresa: o pai de Manuel regressa do Brasil, onde estava emigrado, na noite de Natal.
 

O Livro do Natal está cheio de rimas que ajudam a conhecer esta época tão especial, cheia de luzes, doces e prendas. Quadras que também divertem e falam daquilo que é mais importante: "o que conta nesta vida é sabermos partilhar".
 
A consoada em casa de Joana é cheia de abundância e alegria. Contudo, a menina lembra-se do seu amigo Manuel, que nem vai ter presentes nem uma mesa farta nessa noite tão especial. Decide, por isso, ir ter com ele e dar-lhe o que recebeu. Guiada por uma estrela, Joana descobre, nessa noite, o verdadeiro Natal.

Boas leituras! Bom Natal!

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

Presentinho de Natal


 
Eu queria ter um cestinho cheio de flores
Para tecer um xaile de muita cor, muito lindo!
E um retalhinho do Céu
Para fazer um vestido azul tão lindo!
E mais sete estrelas das mais brilhantes
Para armar um chapeuzinho de luz
E mais ainda dois quartinhos de Lua
Que chegassem para uns sapatos de saltos muito altos.

 
E tudo isto, depois,
Eu dava a minha Mãe
De dentro do meu coração
Neste dia de Nata!!

                     Matilde Rosa Araújo

 
 

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Solstício - chegou o inverno...

O dia 21 de dezembro foi o mais curto do ano, o Sol nasceu às 7h 51m e pôs-se às 17h 18m. Mas o solstício de inverno só chegou na madrugada do dia 22, às 4h 48m, segundo o Observatório Astronómico da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Nesse momento marca-se o início do inverno.
E o frio chegou mesmo nessa 2ª feira de dezembro, as temperaturas mínimas baixaram e esta situação irá prolongar-se durante a quadra natalícia.
 
Ande o frio, por onde andar, no Natal cá vem parar!

domingo, 6 de dezembro de 2015

2015 - Ano Internacional da Luz

Para evocar o Ano Internacional da Luz - 2015, a equipa da Biblioteca Escolar entendeu por bem organizar uma exposição sobre o tema que se encontra patente na entrada do bloco administrativo. 
 
 
O que é a luz?
Vemos toda a luz que existe?
Por que vemos os objetos?
Como se propaga a luz?
Como são as imagens nos espelhos? 
Que imagens se formam num olho humano?
De onde vem a cor de um objeto?
 
Estas são algumas das questões que podem ter uma resposta se observares com atenção esta pequena mostra.
 
Para saber mais consulta:     AIL15 - Celebrar a Luz

terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Concurso Nacional de Leitura

O Concurso Nacional de Leitura - 10ª edição desenrola-se nos termos habituais que constam do regulamento publicado pelo PNL.
 
 
As obras escolhidas para a 1ª fase e sobre as quais se realizarão as provas de seleção dos alunos representantes da Escola Dr. Manuel Ribeiro Ferreira na fase distrital, são as seguintes:
 
3º ciclo do Ensino Básico:

Quando a prenda de Natal é um computador, quem quer saber do trabalho de casa de Matemática? Todos os momentos livres são necessários para jogar uns jogos malucos.
Os pais da Nina é que não concordam. Nem o Danny, o primo que vem viver para casa dela.
Por que teve o Danny de mudar de escola? O que fazer em casos de ataques de criancice? E quando há falhas no sistema? E o Vítor, por que começa a comportar-se de forma tão palerma? Será que os amigos da Nina não compreendem que somos todos diferentes, mas todos iguais?
Para saberes mais... requisita este livro na BE.

 
 

 



A primeira história publicada por Oscar Wilde leva-nos a um castelo assombrado, adquirido por uma abastada família americana que não acredita no sobrenatural, obrigando o pobre fantasma residente a encetar numa série de estratagemas para assustar os seus novos hóspedes. Nunca o fantástico, o terror e a comédia se combinaram numa trama tão genial, que nos diverte e nos leva a refletir sobre os valores mais elevados da vida.







Ensino Secundário:
 "Sinto-me sequestrado por estes bons malandros". Aos livros que fui escrevendo, e outros que venha a escrever, não lhes valem possíveis méritos. Mais de trinta anos depois de saltarem à cena, sem outra pretensão do que fazer sorrir circunstanciais leitores, os bons malandros não arredam pé e ganharam a afeição de gerações sucessivas. Nada mais surpreendente, para quem lhes deu vida, esta longevidade que permite divertir jovens de hoje, tal como acontecera com seus pais e mesmo avós.




 
 
 
O arquiteto português Afonso Domingues desenha uma complexa abóbada para o Mosteiro da Batalha, mas fica cego, em 1401, antes de a edificar… O rei D. João I contrata, então, um arquiteto irlandês, mestre Ouget, que não acreditando no projeto inicial, avança com um novo. O que acontecerá? A história da construção desta abóbada podia
ser um simples e aborrecido relato, mas é digna de um romance elaborado. Assim é este e muitos outros episódios da História de Portugal, que Alexandre Herculano tão bem soube glorificar!