sábado, 23 de abril de 2016

Dia Mundial do Livro

O dia 23 de abril foi escolhido para comemorar o Dia Mundial do Livro com base na lenda de S. Jorge e o Dragão, adaptada para honrar a velha tradição catalã segundo a qual, neste dia, os cavaleiros oferecem às suas damas uma rosa vermelha de S. Jorge e recebem, em troca, um livro, testemunho das aventuras do heroico cavaleiro.
Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare e Cervantes, falecidos em 1616, exatamente em abril.
Também a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, em 2016, presta homenagem a alguns autores portugueses, cujos centenários de nascimento ou morte se assinalam: Bocage (as comemorações dos 250 anos do nascimento decorrem de setembro 2015 a setembro de 2016); Mário de Sá Carneiro (1890-1916 – centenário da morte); Mário Dionísio (1916-1993) e Vergílio Ferreira (1916-1996), autores de que se assinala o centenário do nascimento.
A Biblioteca Escolar associou-se, como sempre, a esta comemoração e promoveu um conjunto de atividades que aqui se divulgam:
Bom Dia Mundial do Livro!
Boas leituras!

sexta-feira, 22 de abril de 2016

Dia da TERRA

 


No dia 22 de abril de 1970, foi criado, pelo senador norte-americano Gaylord Nelson o Dia da Terra. Foi reconhecido pela ONU em 2009 que instituiu o referido dia como o Dia Internacional da Terra.

O objetivo principal deste dia é consciencializar todos os povos sobre a importância e a necessidade de conservar os recursos naturais do planeta e defender a harmonia entre todos os seres vivos. Só assim será possível assegurar às gerações presentes e futuras qualidade de vida ambiental, social, económica, cultural, estética.
Neste dia, a Biblioteca Escolar junta-se a esta evocação com uma mostra de livros e fotografias subordinada ao tema: "Um olhar sobre a TERRA" que vale a pena visitar.
 
Vem à BE e requisita um livro sobre o tema.

domingo, 17 de abril de 2016

Vergílio Ferreira em destaque na BE

A propósito do centenário do nascimento de Vergílio Ferreira, a BE destacou a sua vida e obra no painel "Sítio dos livros e dos autores".
 
Vergílio Ferreira nasceu em Melo, aldeia do concelho de Gouveia, na Beira Alta, no dia 28 de janeiro de 1916 e morreu em 1996.
Embora formado como professor em 1942, foi como escritor que mais se distinguiu. Em 1992, foi galardoado com o Prémio Camões.
 
A sua vasta obra, geralmente dividida em ficção (romance, conto), ensaio e diário, costuma ser agrupada em dois períodos literários: o neorrealismo e o existencialismo. Considera-se que Mudança é a obra que marca a transição entre os dois períodos.
Vergílio Ferreira tinha vários hobbies: pintura, futebol e xadrez.
 
O seu nome continua associado à literatura através da atribuição do Prémio Vergílio Ferreira.

Da sua obra, a Biblioteca Escolar tem à disposição dos leitores os seguintes títulos:
  • Até ao fim
  • Espaço do invisível IV
  • Manhã submersa
  • Aparição
  • Contos
Para saber mais vem à BE e consulta o painel sobre o autor.

terça-feira, 5 de abril de 2016

Dia Internacional do Livro Infantil

 
 
 
 
No dia 2 de abril comemora-se em todo o mundo o nascimento de Hans Christian Andersen.
A partir de 1967, este dia passou a ser designado por Dia Internacional do Livro Infantil, chamando-se a atenção para a importância da leitura e para o papel fundamental dos livros para a infância.
 
 
 
 
 
 
 
 
Aqui ficam mais dois títulos que a Biblioteca Escolar adquiriu especialmente para os mais pequeninos.
Boas leituras!