Para estudar diariamente, para preparar as provas, para ter sucesso...
...requisita este livro de apoio na Biblioteca Escolar!
quarta-feira, 22 de fevereiro de 2017
terça-feira, 14 de fevereiro de 2017
Dia dos Namorados
Este dia é conhecido por ser o dia mais romântico do ano, no qual os casais trocam mensagens, cartas, presentes e outras ofertas, de forma a mostrarem e comemorarem o amor que sentem.
Por isso, resolvemos mostrar a história de alguns dos pares românticos mais famosos:
- Pedro e Inês
Se há estória de amor que tenha marcado a história de Portugal, é a do amor proibido entre o infante D. Pedro e Inês de Castro, dama de companhia da sua mulher D. Constança Manuel.
Para ler mais...
- Romeu e Julieta
Conta a história trágica do amor de dois jovens, é o título de uma tragédia de Shakespeare (1597), uma obra imortal da literatura, que começa da seguinte forma: "Duas famílias notáveis da linda Verona, onde a história se passa, transformam em guerra as desavenças antigas, manchando de sangue as suas mãos. E do seio destas duas famílias inimigas nascem dois amantes predestinados".
Para ler mais...
domingo, 12 de fevereiro de 2017
Era uma vez... o vento
Era uma vez… o vento
cuja história começou há muito, muito tempo
quando começou a história do ar
pois o vento não é mais
do que ar em movimento.
cuja história começou há muito, muito tempo
quando começou a história do ar
pois o vento não é mais
do que ar em movimento.
Regina Gouveia
Este foi o poema escolhido para ler, analisar e ilustrar durante o mês de janeiro na Biblioteca da EBA durante a hora do almoço.
Todas as turmas tiveram oportunidade de contactar com os livros da escritora Regina Gouveia, ler o texto, construir um moinho de vento e compor vários painéis com as figuras elaboradas.
Regina Gouveia é licenciada em Físico-Químicas e é autora de livros e textos em que interliga a poesia e a ciência que divulga entre os mais jovens.
sexta-feira, 3 de fevereiro de 2017
Teolinda Gersão - Prémio Literário Vergílio Ferreira
A escritora Teolinda Gersão foi distinguida, no mês passado, pelo Prémio Literário Vergílio Ferreira 2017, atribuído pela Universidade de Évora. O júri fundamentou a sua decisão na "alta qualidade da arte narrativa expressa nos vários géneros de ficção clássica, em particular o romance e o conto" da escritora.
Teolinda Gersão nasceu em Coimbra, em 1940, e é professora universitária. Tem cerca de duas dezenas de títulos publicados.
"A mulher que prendeu a chuva" é um livro de contos recomendado pelas Metas Curriculares de Português para o 7º ano de escolaridade.
Brevemente na BE.
Subscrever:
Mensagens (Atom)