quarta-feira, 25 de abril de 2018

Histórias do 25 de Abril de 1974

Porque o dia 25 de Abril de 1974 é feito de histórias e de rostos, a Biblioteca Escolar recordou, nos seus painéis informativos, a história dos cravos vermelhos e do movimento militar na cidade de Lisboa através de páginas de jornais da  época e, ainda, alguns rostos de militares cuja determinação fez nascer a revolução. 
Viva o 25 de Abril!



segunda-feira, 23 de abril de 2018

Dia Mundial do Livro


O Dia Mundial do Livro é comemorado, desde 1996 e por decisão da UNESCO, a 23 de abril. Pretende anualmente promover o prazer da leitura e o respeito pelos livros e pelos seus autores.
Esta data foi escolhida com base na tradição catalã segundo a qual, neste dia, os homens oferecem às suas «damas» uma rosa vermelha de S. Jorge e recebem em troca um livro, testemunho das aventuras do cavaleiro. Em simultâneo, é prestada homenagem à obra de grandes escritores, como Shakespeare, Cervantes e Garcilaso de la Vega, falecidos em abril de 1616.
Em 2018, e porque se comemora o Ano Europeu do Património Cultural, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas quis relacionar a noção de património com o valor cultural e intemporal do Livro e da Leitura. Resultado do conjunto de várias forças – desde o autor ao leitor, passando pelo editor, tradutor, revisor, designer, ilustrador, tipógrafo, distribuidor, livreiro, animador da leitura -, o Livro encontra o seu valor intemporal quando é lido e passado de geração em geração, de uma língua para outra língua, de um suporte para outro suporte de leitura.
O cartaz deste ano, baseado numa fotografia que a fotógrafa Luísa Ferreira concebeu no Arquivo Nacional Torre do Tombo, com design da LUPA Designers, pretende transmitir, metonimicamente, que um livro cruza justamente tudo isto: tempo, espaço, língua, cultura, património, imagem, suporte, fotografia, escrita, mas também uma leitura e muitas leituras, prazer e fruição.


                                      http://dglab.gov.pt/dia-mundial-livro-2018/



domingo, 22 de abril de 2018

Dia da Terra


Dia da Terra, cuja finalidade é criar uma consciência comum aos problemas da contaminação, conservação da biodiversidade e outras preocupações ambientais para proteger a Terra, foi criado pelo senador norte-american o Gaylord Nelson, no dia 22 de abril de 1970.

Para saber mais:


domingo, 15 de abril de 2018

Uma aventura... nº60

Já na Biblioteca Escolar! 
Requisita e lê! 
Participa na celebração do Ano Internacional do Património Cultural!

sexta-feira, 13 de abril de 2018

Sugestões de leitura

Joaquim José é um jovem lisboeta de 14 anos em 1910.
Pai republicano, avó monárquica, criada com namorado da Carbonária e alunos de um dos homens que mataram D. Carlos e D. Luís Filipe, facilmente se compreende a confusão que vai na sua cabeça.
O seu diário é o registo bem humorado desses dias de sobressalto que vão dar ao 5 de outubro.

Passaram 5 anos desde que Fani e Leo se separaram e seguiram caminhos diferentes.

Nesta segunda parte do último volume da série A Minha Vida É Um Filme, Fani e Leo têm uma oportunidade de esclarecer o que se passou entre eles e de se libertar do passado. Mas será que isso os vai aproximar ou, pelo contrário, irá afastá-los para sempre?

quarta-feira, 4 de abril de 2018

Vozes femininas, palavras sentidas


Esta exposição, patente na entrada do bloco administrativo, desde o início da Semana da Leitura, é  dedicada às mulheres que fizeram da escrita um marco na literatura infantojuvenil em Portugal. Desde o início do século XX até aos nossos dias, estas escritoras (entre outras) lutaram pelos seus ideais, criaram e inovaram na sua época, foram mães, esposas, tiveram intervenção cívica ou política, muitas delas pedagogas, preocuparam-se com a educação das crianças e jovens e contribuíram com as suas palavras, muitas vezes mágicas, para enriquecer o património literário português.

Uma exposição para olhar, pensar e ler. 
Depois, é requisitar os livros na Biblioteca Escolar.
Boa leitura!