sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

A todos um bom Natal!

Cartão de Natal

Escrevi
Um cartão de Natal
Dentro de mim.
Tenho-o presente
E (se puder)
Vou dá-lo a toda a gente.
Fiz-lhe um desenho
Leve e risonho
Do tamanho
Do meu sonho,
E uma palavra só,
Aberta
Como uma flor
A responder
Na sua rima certa
Amor!


Maria Alzira Machado



segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Chegou o inverno e trouxe uma nova "Estrela de Belém"



Desde há alguns meses que os dois planetas, Júpiter e Saturno, se vêm a aproximar no céu e vão estar alinhados no céu recriando a "Estrela de Belém". O fenómeno é conhecido como a “grande conjunção” e poderá ser visto a partir da Terra no dia 21 de dezembro pelas 18h 37m. O alinhamento entre os dois maiores planetas do Sistema Solar acontece a cada 20 anos, mas desde 1623 que os gigantes gasosos não estavam tão próximos um do outro. No entanto, não foi visível para a maior parte da humanidade, tendo o fenómeno sido realmente observado pela última vez nas trevas da Idade Média, há quase 800 anos, quando corria o ano de 1226.


Isso irá proporcionar um espetáculo celestial, visível a olho nu, quando Júpiter e Saturno surgirem no céu noturno, recriando no firmamento uma visão semelhante à da “Estrela de Belém” que, de acordo com a Bíblia, anunciou o nascimento de Jesus e guiou os reis magos.
Será preciso esperar 60 anos, até 2080, para que Júpiter e Saturno estejam novamente tão próximos no céu.

Os planetas vão-se depois afastando muito lentamente. Antes do dia 21, no céu observa-se Saturno acima e à esquerda de Júpiter, depois desse mesmo dia Saturno ultrapassa-o ficando abaixo e à direita.

Fontes: 

  • http://oal.ul.pt/grande-conjuncao-de-jupiter-e-saturno-2/
  • https://expresso.pt/sociedade/2020-12-18-Jupiter-e-Saturno-vao-estar-alinhados-no-ceu-recriando-a-Estrela-de-Belem-em-tempo-de-Natal

Comemorar com livros

 1. Dia Nacional da Cultura Científica - 24 de novembro

O Dia Nacional da Cultura Científica foi criado em 1996. Foi escolhido o dia 24 de novembro para a sua celebração pois foi neste dia (em 1906) que nasceu Rómulo de Carvalho, poeta, autor dramático, cientista e historiador, formado em Ciências Físico-Químicas pela Universidade do Porto. Com o seu nome próprio, Rómulo de Carvalho é autor de numerosos volumes de divulgação da cultura científica, publicados, nos anos 50 e 60.


2. Dia Internacional dos Direitos Humanos - 10 de dezembro

Esta comemoração visa honrar  dia em que a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou, a 10 de dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos do Homem. 

Esta Declaração foi assinada por 58 estados e teve como objetivo promover a paz e a preservação da humanidade após os conflitos da 2ª Guerra Mundial que vitimaram milhões de pessoas.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Concurso Nacional de Leitura 2020/2021 - fase escolar

Obras selecionadas pelo júri do concurso  para a prova da fase escolar, a realizar durante o mês de janeiro de 2021.

1º ciclo

Era uma vez uma princesa fadada por três fadas, como mandava a tradição. 

Mas, certo dia, o inesperado aconteceu...

Às vezes, o azar pode atravessar-se no nosso caminho e condicionar a nossa vida. Mas tudo tem remédio. Com coragem e determinação, é possível transformar uma maldição em bênção e ser feliz, fazendo felizes os que estão à nossa volta.



2º ciclo:
São três histórias do futuro. Não de um futuro longínquo, mirabolante, difícil de imaginar, mas daquele que nós próprios temos vindo a preparar. Como? Com a poluição, o consumo desenfreado, a substituição do homens pelas máquinas.
Três histórias divertidas que nos levam a pensar nos grandes problemas do indivíduo, da sociedade e do planeta.

3º ciclo:




Ao lermos "A Lua de Joana", não podemos deixar de pensar na forma como, muitas vezes, relegamos para segundo plano aquilo que realmente é importante na vida.
Este livro alerta-nos para a importância de estarmos atentos a nós e ao outro e de sermos capazes de, em conjunto, percorrer um caminho a uma vida plena...








Ensino Secundário: 


Apesar de mais conhecido pelos seus romances, Eça de Queirós escreveu também alguns contos, reunidos num só volume póstumo em 1902.

Nestes contos, o enredo é simples, linear. Não é analítico. Há neles concentração de ação, de tempo e de espaço.

Eça realiza-se também como contista.

Lê! Inscreve-te no Concurso Nacional de Leitura!

Participa e podes ser um/uma dos(as) quatro candidatos(as) por ciclo a representar o Agrupamento na fase interconcelhia!

Consulta o regulamento na BE!

quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

A Restauração de 1640

Foram 120 os conspiradores que, na manhã de 1 de dezembro de 1640, invadiram o Paço da Ribeira, em Lisboa, para derrubar a dinastia espanhola que governava o país desde 1580. Miguel de Vasconcelos, que representava os interesses castelhanos, foi morto a tiro e atirado pela janela.

Foi do balcão do Paço que foi proclamada a coroação do Duque de Bragança, futuro D. João IV, e foi também dali que foi ordenado o cerco à guarnição militar do Castelo de S. Jorge e a apreensão dos navios espanhóis que se encontravam no porto.

Até ao final de 1640 todas as praças, castelos e vilas com alguma importância tinham declarado a sua fidelidade aos revoltosos. 

A restauração da independência sé seria reconhecida pelos espanhóis 27 anos depois, com a assinatura do Tratado de Lisboa.

Fonte: https://ensina.rtp.pt/artigo/a-restauracao-de-1640/

A Restauração de 1640

domingo, 29 de novembro de 2020

Ler, faz bem a quê?

 


1. Enriquece o teu vocabulário, porque conheces palavras novas e podes descobrir novas maneiras de formar frases.

2. Ao folheares as páginas de um livro, treinas a tua capacidade de concentração.

3. Torna-te mais criativo, porque descobrir maneiras de encarares situações e de resolver problemas que se podem basear naquilo que as personagens fazem.

4. Torna-te mais empático, ou seja, mais atento aos problemas dos outros. Quando te deparas com uma personagem que está a passar por um momento difícil, ficas solidário com ela e isso também pode passar para situações do teu dia a dia.

5. Abre-te horizontes. Um livro pode contar-te histórias de pessoas que vivem em países muito diferentes do teu, com uma cultura completamente diferente da tua.

6. Ajuda a adormecer. Se a leitura noturna for um hábito, o teu corpo vai perceber que, depois de ler algumas páginas, está na altura de "desligar" e adormecer.

7. Ajuda-te a progredir nos videojogos porque interpretas bem as mensagens dos vários níveis e consegues perceber os objetivos do jogo rapidamente.
 
Fonte:  https://visao.sapo.pt/visaojunior/2020-04-23-ler-faz-bem/

Para leres o artigo completo: Visão Júnior

Miúdos a Votos - apresentação de candidaturas alargada até dia 2 de dezembro

 

A quinta edição de 'Miúdos a Votos' está on! Por causa do encerramento das escolas no dia 30, segunda-feira, o prazo de apresentação de candidaturas (propostas pelos alunos) foi estendido até 2 de dezembro.


Vota no teu livro preferido!

Na Biblioteca da Escola ou aqui:

Miúdos a Votos - votação

sábado, 21 de novembro de 2020

Livros, leituras e Biblioteca Escolar

A Biblioteca Escolar tem um horário de funcionamento alargado: 

das 8 h às 18h45m

Diariamente, a Biblioteca presta apoio aos seus utilizadores através da disponibilização de um variado fundo documental (livros, revistas, filmes), equipamentos (computadores, tablets, impressoras multifunções e outros), serviços (empréstimo, impressões e outros) e do espaço adaptado às novas regras da pandemia Covid-19, continuamente higienizado e cumprindo as regras de segurança.

Por isso, procura e requisita um livro para ler e apreciar.

Sugestões de leitura:


... e tantos outros. O fundo das Bibliotecas do Agrupamento tem quase 10 000 livros!



sábado, 7 de novembro de 2020

Miúdos a Votos 2020-2021 - nomear o livro preferido

Vem participar nesta iniciativa!

Vem à Biblioteca Escolar e vota no teu livro preferido!

É fácil e... sabe bem participar!




sexta-feira, 6 de novembro de 2020

Recordar Sophia...

 

Para recordar Sophia, no dia em que se comemora o seu centésimo primeiro aniversário de nascimento, a Biblioteca Escolar recomenda a leitura das suas obras, em especial "O Rapaz de Bronze", uma história mágica onde a noite é dia, os seres do jardim têm vida e Florinda, a filha do jardineiro, é uma flor.



" As coisas extraordinárias e as coisas fantásticas 
também são verdadeiras"

sexta-feira, 30 de outubro de 2020

segunda-feira, 26 de outubro de 2020

Uma aventura literária 2021


 Participa!

Livro


No Dia da Biblioteca Escolar, requisita um livro!

Há sempre um livro especial para ti! 

Lê. Ler faz bem!

Dia da Biblioteca Escolar 2020

 


O Dia da Biblioteca Escolar é celebrado na quarta segunda feira do mês de outubro.
Este dia tem como objetivo destacar a importância das bibliotecas na educação, assim como promover o gosto pela leitura. A data foi celebrada pela primeira vez em outubro de 1999.
As bibliotecas escolares desempenham um papel muito importante nas escolas e são um veículo de transmissão de conhecimento, não apenas através dos livros, mas também das atividades que desenvolvem.

Fonte: Escola Amiga da Criança - Blog
https://escolaamiga.pt/blog/3440419c-d052-4cd1-9b7e-2b5dd474b7a0?filters=%5B%5D&offset=0&total=10

segunda-feira, 19 de outubro de 2020

Dia Mundial da Alimentação


Celebrou-se no dia 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação, uma comemoração criada pela FAO (Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura) em 1981, que tem como objetivo chamar a atenção para os problemas relacionados com a alimentação e a nutrição, procurando medidas efetivas para combatê-los.

Este ano, a FAO, delegação de Bruxelas, celebra o 75.º aniversário do Dia Mundial da Alimentação com o tema “Cultivar, Alimentar, Preservar. Juntos. As nossas Ações são o nosso Futuro”.


Fonte: https://www.sns.gov.pt/noticias/2020/10/16/dia-mundial-da-alimentacao-3/?utm_source=rss&utm_medium=rss&utm_campaign=dia-mundial-da-alimentacao-3


Na Biblioteca Escolar:


Sugestões de leitura para:

  • saber mais sobre alimentação saudável 
  • conhecer histórias à volta dos alimentos e da alimentação.



domingo, 4 de outubro de 2020

Mês Internacional das Bibliotecas Escolares



Outubro é o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares (MIBE), uma oportunidade para as bibliotecas escolares de todo o mundo darem a conhecer o trabalho que desenvolvem e mostrarem que não são apenas um serviço, mas um centro nevrálgico vital nas escolas. 

O tema do MIBE 2020, Descobrir caminhos para a saúde e o bem-estar com a biblioteca escolar, baseia-se no Objetivo do Desenvolvimento Sustentável número 3 da Agenda 2030 da ONU: Saúde de qualidadeQuestão central na atualidade, o tema leva-nos a refletir sobre a relação entre o conhecimento e a construção de uma visão holística do ser humano no mundo. A biblioteca escolar, assumindo a missão de servir a comunidade, é convidada a celebrar neste mês os caminhos que vai descobrindo para ajudar a promover a saúde e o bem-estar ocupacional, emocional, físico, espiritual, intelectual e social das crianças e jovens.

Dia Mundial do Animal









O Dia Mundial do Animal celebra-se anualmente a 4 de outubro.

                           

A data foi escolhida em 1931 durante uma convenção de ecologistas em Florença. A escolha teve em conta o facto de este dia ser o dia dedicado a S. Francisco de Assis, o padroeiro dos animais.

Este dia pretende:

  • Sensibilizar a população para a necessidade de proteger os animais e a preservação de todas as espécies;
  • Mostrar a importância dos animais na vida das pessoas;
  • Celebrar a vida animal em todas as suas vertentes. 

A escritora Luísa Ducla Soares tem um carinho especial pelos animais e fala deles e por eles inúmeras vezes nos seus livros.

Em casa ou nos campos
Nos jardins ou nas florestas.
Podem ser amigos ou selvagens,
e viver no chão ou a voar.
São os animais, pois então,
E gostam de falar!

Vem comigo conhecê-los,
Dá-me a tua mão, vamos brincar
E as suas vozes escutar!

Aqui ficam algumas sugestões de leitura:





E ainda outros títulos:

  • O Coelhinho Afonso
  • O Casamento da Gata
  • Se os Bichos Falassem
  • Os Animais do Natal
  • Uma Vaca de Estimação

sábado, 3 de outubro de 2020

Luísa Ducla Soares - 50 anos de vida literária

Luísa Ducla Soares foi a escritora escolhida para inaugurar, neste novo ano letivo, o painel "Sítio dos livros e autores" da Biblioteca Escolar porque comemora este ano 50 anos de vida literária.

Nascida em Lisboa, em 1939, Luísa Ducla Soares tem mais de uma centena de livros publicados, a maioria dos quais prosa e poesia para crianças, influenciada pelas histórias de tradição oral e temas do dia a dia. 


Quase a completar 80 anos, e com uma enorme bibliografia, Luísa Ducla Soares dedica grande parte dos dias à escrita e ao encontro com leitores, em visita às escolas.
Nesta fase diferente, de mais recolhimento e resguardo em casa devido à pandemia de Covid-19, a escritora dedicou-se a escrever um livro sobre a sua vida: "Luísa - As histórias da minha vida" onde apresenta também ilustrações, fotografias e recordações da família.

"Fez-me repensar, ver a minha vida como um filme e pensá-la para os mais novos. Eu própria fiz uma avaliação de muita coisa. Foi interessante e triste. Quando se chega a esta idade, pensa-se que se podia ter feito isto ou aquilo da vida. Há sempre encruzilhadas por onde decidir", afirmou numa entrevista.





domingo, 27 de setembro de 2020

Plataforma LER - Leitura e Escrita: Recursos

 


Leitura e Escrita – Recursos pretende fornecer informação científica que contribua para opções pedagógicas fundamentadas, no ensino da leitura e da escrita.

O PNL 2027 desenvolveu a plataforma LER, com o apoio de uma equipa de investigadores, com vista à sistematização, de forma sintética, das principais vertentes do conhecimento acerca da aprendizagem da leitura e da escrita, dirigindo-se em particular aos docentes da educação pré-escolar e do 1º ciclo.

Para saber mais: LER - Leitura e Escrita: Recursos

quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Formação PORDATA e PORDATA KIDS

Objetivos da formação:

1. Ensinar a explorar informação estatística através da PORDATA.

2. Adquirir competências em literacia estatística.

Descrição:
A formação PORDATA é realizada em sala de aula ou na biblioteca, pela equipa de formadores PORDATA em sessões de 60 a 90m. Pretende desenvolver competências de literacia estatística e dar a conhecer informação rigorosa e credível sobre Portugal, os municípios e a Europa.
A ações podem ser à distância via Microsoft Teams e destinam-se a alunos do ensino secundário  e alunos do 4º, 5º e 6º anos - PORDATA KIDS.

Estão abertas as inscrições para turmas na Biblioteca Escolar.
 

quinta-feira, 17 de setembro de 2020

domingo, 30 de agosto de 2020

Lê o livro, vê o filme... na BE

 O livro:


As Mulherzinhas de Luisa May Alcott

As irmãs Meg, Jo, Beth e Amy conhecem algumas dificuldades depois da partida do seu pai para a guerra e dos problemas económicos que a família enfrenta. Mas o espírito lutador e de união que reinam naquele lar ajudam-nas a seguir em frente.

Quer em casa quer nas relações com os amigos e vizinhos, elas conseguem surpreender e continuar e ser fiéis aos seus sonhos, vivendo cada dia com esperança e boa-disposição.
Uma história em que o amor e a coragem se revelam mais fortes do que todas as dificuldades que estas quatro raparigas, juntamente com a sua mãe, têm de enfrentar.

Fonte: https://www.fnac.pt/As-Mulherzinhas-Louisa-May-Alcott/a531802

O filme: 


O romance intemporal de Louisa May Alcott que, desde a sua publicação em 1868, conquistou várias gerações de leitores, é novamente adaptado ao grande ecrã, desta vez pelas mãos da atriz e realizadora Greta Gerwig ("Lady Bird"). O elenco é de luxo e conta com Saoirse Ronan, Emma Watson, Florence Pugh, Eliza Scanlen, Laura Dern, Timothée Chalamet, Tracy Letts, Bob Odenkirk, James Norton, Louis Garrel, Chris Cooper e Meryl Streep.

Mulherzinhas  recebeu seis nomeações para os Óscares - Melhor Filme, Melhor Atriz, Melhor Atriz Secundária e Melhor Argumento Adaptado - arrecadando o de Melhor Guarda-roupa.

Fonte: https://cinecartaz.publico.pt/Filme/399022_mulherzinhas



terça-feira, 25 de agosto de 2020

Destaques PNL 2027 - Livros incríveis para adolescentes

 Livros incríveis existentes na BE:

«

  • Persépolis de Marjane Satrapi
  • Os Três Mosqueteiros de Alexandre Dumas
  • Um Crime no Expresso do Oriente de Agatha Christie

  • Ética para um Jovem  de Fernando Savater
  • A Odisseia de Homero adaptada para jovens de Frederico Lourenço
  • A Cidade dos Deuses Selvagens de Isabel Allende

  • A Metamorfose de Franz Kafka
  • A Maravilhosa Viagem de Nils Holgersson através da Suécia de Selma Lagerlöf
  • Mixórdia de Temáticas - Série Lobato de Ricardo Araújo Pereira
Para conhecer mais...

terça-feira, 18 de agosto de 2020

Concurso de ilustração O Ickabog

 


J. K. Rowling convida as crianças de 7 a 12 anos a ilustrar os 64 capítulos que irão ser publicados até 2 de outubro pela Editorial Presença. Serão 34 as ilustrações vencedoras a fazer parte da versão impressa do livro O Ickabog, com publicação prevista por esta editora em novembro de 2020. 
As inscrições estão abertas e o concurso decorre até 9 de outubro de 2020 às 18 horas. 
A história de O Ickabog é publicada diariamente (de segunda a sexta-feira) de forma gratuita no site da Editorial Presença.

Website oficial português: O Ockabog de J. K. Rowling

Conhecer o regulamento: Concurso de ilustração

Ler a história: 


Participa no concurso! 

segunda-feira, 10 de agosto de 2020

PNL 2027 recomenda: Istambul de Orhan Pamuk

 


Istambul - Memórias de Uma Cidade (Presença, 2016 – reedição), escrito por Orhan Pamuk, guia o leitor num passeio pela cidade e pelas muitas personagens da sua família, quer através das palavras quer pelas belíssimas e melancólicas fotografias a preto e branco com que Pamuk ilustra a narrativa. Numa espécie de romance ficamos a conhecer a cidade, que se situa entre o Ocidente e o Oriente, e também os seus mistérios.


Para saber mais: Um livro por semana

Disponível na Biblioteca Escolar a partir de setembro.
Boas leituras!

quarta-feira, 29 de julho de 2020

Os números da Biblioteca...

Estes são alguns números que foram registados na Base de Dados 20, durante o mês de julho e refletem o trabalho desenvolvido ao longo do ano na Biblioteca da Escola sede:

1. Atividades executadas: 59

2. Presença da biblioteca na Internet:
  • sítio web - 4355 acessos
  • blogue - 65 publicações
  • Facebook - 53 publicações
3. Número de documentos por utilizador: 21

4. Taxas de utilização da coleção:
  • renovação - 3%
  • empréstimo domiciliário - 18%
  • empréstimo presencial - 39%
  • empréstimo interbibliotecas - 1%
  • utilização da coleção - 73%
5. Empréstimo de equipamentos:
  • tablets - 860 requisições
  • computadores, atividades curriculares - 1162 requisições
  • computadores, atividades extracurriculares - 403 requisições


Na Biblioteca da Escola Básica de Alvaiázere, os números são os seguintes:

1. Atividades executadas: 54

2. Presença da biblioteca na Internet:
  • sítio web - 1033 acessos
  • blogue - 9 publicações
  • Facebook - 6 publicações
3. Número de documentos por utilizador: 14

4. Taxas de utilização da coleção:
  • renovação - 2%
  • empréstimo domiciliário - 58%
  • empréstimo presencial - 105%
  • empréstimo interbibliotecas - 1%
  • utilização da coleção - 165%




sábado, 18 de julho de 2020

Cometa Neowise - uma surpresa no céu de julho


O cometa Neowise, visível a olho nu, é a "surpresa do ano" para os astrónomos. Revelado em março, durante o confinamento, a 23 de julho estará mais próximo da Terra, "apenas" a 103 milhões de quilómetros.
Nos dias 19, 20 e 21 de julho, o cometa passará a ser visível ao ínício da noite, a partir das 22h, perto da Ursa Maior.
Aproveita o momento e o bom clima de verão e observa este astro espetacular que só voltará a deixar-se admirar daqui a 6.800 anos.

Para saber mais:

segunda-feira, 13 de julho de 2020

sábado, 27 de junho de 2020

PNL - Um livro por semana

Um livro de amor...

O velho que lia romances de amor de Luis Sepúlveda

Saber mais: Luís Sepúlveda

sábado, 20 de junho de 2020

Sugestão de leitura: Uma aventura voadora

Chegou ao nº 62 da coleção Uma Aventura!

Uma Aventura Voadora 
de Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada com ilustrações de Arlindo Fagundes

Um príncipe das arábias decide visitar a Falcoaria Real de Salvaterra de Magos, arte que de sobremaneira ele aprecia, e decide fazer um concurso com falcões cujo prémio é uma jóia valiosíssima. Os ladrões decidem roubar a jóia mas, como se encontra muito bem guardada, não a conseguem roubar. A alternativa é raptar o filho do príncipe e pedir um resgate.

Vamos ver como atuam os nossos heróis para resolver este crime




sexta-feira, 12 de junho de 2020

Segurança no uso de plataformas

A Direção-Geral da Educação em articulação com o Centro Nacional de Cibersegurança e a Comissão Nacional de Proteção de Dados, disponibiliza um conjunto de recomendações e de orientações, a ter em conta na utilização das tecnologias de suporte ao ensino a distância.

quinta-feira, 11 de junho de 2020

Tens o bichinho da ciência?



Queres saber mais sobre ciência?
Queres ser cientista em casa?
Queres saber o que são os Centros de Ciência Viva?

Entra no link abaixo e... já não vais querer sair!


A lenda da fada dos dentes - uma história sobre saúde oral


No mês de maio, os alunos do 1º ciclo da Escola Básica de Alvaiázere e da Escola Básica de Maçãs de D. Maria ouviram "A lenda da fada dos dentes" contada pelas professoras dinamizadoras da "Hora do Conto" com o objetivo de alertar para a importância da higiene oral e dos cuidados que devem ser implementados desde cedo para que todos tenham uma boa saúde da boca e dos dentes.
Depois de bem trabalhado o tema, os alunos foram convidados a realizar desenhos e outros trabalhos de expressão plástica alusivos à história de modo a mostrar que, mesmo à distância, estão atentos à narrativa e gostam de realizar as tarefas que são propostas pelos professores.
Esta atividade está integrada no projeto SOBE - Saúde Oral, Biblioteca Escolares que se desenvolve desde há alguns anos no Agrupamento.

Aqui ficam alguns trabalhos enviados pelos alunos:

Escola de Maçãs de D. Maria:
Escola Básica de Alvaiázere:



BOAS LEITURAS! SORRISOS BRILHANTES!