sexta-feira, 25 de dezembro de 2020

A todos um bom Natal!

Cartão de Natal

Escrevi
Um cartão de Natal
Dentro de mim.
Tenho-o presente
E (se puder)
Vou dá-lo a toda a gente.
Fiz-lhe um desenho
Leve e risonho
Do tamanho
Do meu sonho,
E uma palavra só,
Aberta
Como uma flor
A responder
Na sua rima certa
Amor!


Maria Alzira Machado



segunda-feira, 21 de dezembro de 2020

Chegou o inverno e trouxe uma nova "Estrela de Belém"



Desde há alguns meses que os dois planetas, Júpiter e Saturno, se vêm a aproximar no céu e vão estar alinhados no céu recriando a "Estrela de Belém". O fenómeno é conhecido como a “grande conjunção” e poderá ser visto a partir da Terra no dia 21 de dezembro pelas 18h 37m. O alinhamento entre os dois maiores planetas do Sistema Solar acontece a cada 20 anos, mas desde 1623 que os gigantes gasosos não estavam tão próximos um do outro. No entanto, não foi visível para a maior parte da humanidade, tendo o fenómeno sido realmente observado pela última vez nas trevas da Idade Média, há quase 800 anos, quando corria o ano de 1226.


Isso irá proporcionar um espetáculo celestial, visível a olho nu, quando Júpiter e Saturno surgirem no céu noturno, recriando no firmamento uma visão semelhante à da “Estrela de Belém” que, de acordo com a Bíblia, anunciou o nascimento de Jesus e guiou os reis magos.
Será preciso esperar 60 anos, até 2080, para que Júpiter e Saturno estejam novamente tão próximos no céu.

Os planetas vão-se depois afastando muito lentamente. Antes do dia 21, no céu observa-se Saturno acima e à esquerda de Júpiter, depois desse mesmo dia Saturno ultrapassa-o ficando abaixo e à direita.

Fontes: 

  • http://oal.ul.pt/grande-conjuncao-de-jupiter-e-saturno-2/
  • https://expresso.pt/sociedade/2020-12-18-Jupiter-e-Saturno-vao-estar-alinhados-no-ceu-recriando-a-Estrela-de-Belem-em-tempo-de-Natal

Comemorar com livros

 1. Dia Nacional da Cultura Científica - 24 de novembro

O Dia Nacional da Cultura Científica foi criado em 1996. Foi escolhido o dia 24 de novembro para a sua celebração pois foi neste dia (em 1906) que nasceu Rómulo de Carvalho, poeta, autor dramático, cientista e historiador, formado em Ciências Físico-Químicas pela Universidade do Porto. Com o seu nome próprio, Rómulo de Carvalho é autor de numerosos volumes de divulgação da cultura científica, publicados, nos anos 50 e 60.


2. Dia Internacional dos Direitos Humanos - 10 de dezembro

Esta comemoração visa honrar  dia em que a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou, a 10 de dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos do Homem. 

Esta Declaração foi assinada por 58 estados e teve como objetivo promover a paz e a preservação da humanidade após os conflitos da 2ª Guerra Mundial que vitimaram milhões de pessoas.

segunda-feira, 7 de dezembro de 2020

Concurso Nacional de Leitura 2020/2021 - fase escolar

Obras selecionadas pelo júri do concurso  para a prova da fase escolar, a realizar durante o mês de janeiro de 2021.

1º ciclo

Era uma vez uma princesa fadada por três fadas, como mandava a tradição. 

Mas, certo dia, o inesperado aconteceu...

Às vezes, o azar pode atravessar-se no nosso caminho e condicionar a nossa vida. Mas tudo tem remédio. Com coragem e determinação, é possível transformar uma maldição em bênção e ser feliz, fazendo felizes os que estão à nossa volta.



2º ciclo:
São três histórias do futuro. Não de um futuro longínquo, mirabolante, difícil de imaginar, mas daquele que nós próprios temos vindo a preparar. Como? Com a poluição, o consumo desenfreado, a substituição do homens pelas máquinas.
Três histórias divertidas que nos levam a pensar nos grandes problemas do indivíduo, da sociedade e do planeta.

3º ciclo:




Ao lermos "A Lua de Joana", não podemos deixar de pensar na forma como, muitas vezes, relegamos para segundo plano aquilo que realmente é importante na vida.
Este livro alerta-nos para a importância de estarmos atentos a nós e ao outro e de sermos capazes de, em conjunto, percorrer um caminho a uma vida plena...








Ensino Secundário: 


Apesar de mais conhecido pelos seus romances, Eça de Queirós escreveu também alguns contos, reunidos num só volume póstumo em 1902.

Nestes contos, o enredo é simples, linear. Não é analítico. Há neles concentração de ação, de tempo e de espaço.

Eça realiza-se também como contista.

Lê! Inscreve-te no Concurso Nacional de Leitura!

Participa e podes ser um/uma dos(as) quatro candidatos(as) por ciclo a representar o Agrupamento na fase interconcelhia!

Consulta o regulamento na BE!

quarta-feira, 2 de dezembro de 2020

A Restauração de 1640

Foram 120 os conspiradores que, na manhã de 1 de dezembro de 1640, invadiram o Paço da Ribeira, em Lisboa, para derrubar a dinastia espanhola que governava o país desde 1580. Miguel de Vasconcelos, que representava os interesses castelhanos, foi morto a tiro e atirado pela janela.

Foi do balcão do Paço que foi proclamada a coroação do Duque de Bragança, futuro D. João IV, e foi também dali que foi ordenado o cerco à guarnição militar do Castelo de S. Jorge e a apreensão dos navios espanhóis que se encontravam no porto.

Até ao final de 1640 todas as praças, castelos e vilas com alguma importância tinham declarado a sua fidelidade aos revoltosos. 

A restauração da independência sé seria reconhecida pelos espanhóis 27 anos depois, com a assinatura do Tratado de Lisboa.

Fonte: https://ensina.rtp.pt/artigo/a-restauracao-de-1640/

A Restauração de 1640