domingo, 31 de outubro de 2021

Prémio Camões 2021

 

O Prémio Camões 2021 foi atribuído à escritora moçambicana Paulina Chiziane.

O júri destacou a sua vasta produção e receção crítica, bem como o reconhecimento académico e institucional da sua obra, referiu a importância que dedica nos seus livros aos problemas da mulher moçambicana e africana e o seu trabalho recente de aproximação aos jovens, nomeadamente na construção de pontes entre a literatura e outras artes.

Paulina Chiziane está traduzida em muitos países, e é hoje uma das vozes da ficção africana mais conhecidas internacionalmente, tendo já recebido vários prémios e condecorações.

Em 1990, Paulina Chiziane publicou o livro "Balada de Amor ao Vento", tornando-se na primeira mulher a publicar um romance no país. Depois disso conta com mais 10 romances, sendo o último, "O canto dos Escravizados" publicado em 2017.

Os seus livros estão traduzidos em inglês, alemão, italiano, espanhol, francês, sérvio e croata.

Para ler brevemente na Biblioteca Escolar.

terça-feira, 26 de outubro de 2021

Dia da Biblioteca Escolar

 

O príncipe encantado de Ana Mª Magalhães e Isabel Alçada
O Príncipe Encantado

O Dia da Biblioteca Escolar é celebrado na quarta segunda feira do mês de outubro, este ano comemorado no dia 25.

Este dia tem como objetivo destacar a importância das bibliotecas escolares na educação, assim como promover o gosto pela leitura. A data foi celebrada pela primeira vez em outubro de 1999. As bibliotecas escolares desempenham um papel muito importante nas escolas e são um veículo de transmissão de conhecimento, não apenas através dos livros, mas também das atividades que aqui se desenvolvem.

Em 2021, o tema do Mês Internacional das Bibliotecas Escolares é “Contos de Fadas e Contos Tradicionais de todo o Mundo” e centra-se na temática da Conferência Anual da International Association of School Libraries, intitulada – “A Rich Tapestry of Practice and Research around the World”, em português, “Uma Rica Tapeçaria de Prática e Pesquisa em todo o Mundo”.

Ler é um ato importante e fundamental para a saúde mental e física. Através da leitura, as crianças e jovens entram no mundo da fantasia e do imaginário dos livros, possibilitados pelas histórias de fadas, poções e fórmulas mágicas, histórias de princesas, príncipes encantados, reis, rainhas, castelos, bruxas, ou mesmo, lendas, contos folclóricos e contos populares.




sábado, 16 de outubro de 2021

Dia Mundial da Alimentação

O Dia Mundial da Alimentação celebra-se anualmente a 16 de outubro e marca o dia da fundação da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura, em 1945. A celebração deste dia foi estabelecida em novembro de 1979 pelos países membros da organização aquando da realização da sua 20ª Conferência.

Segundo o Secretário-Geral da ONU, António Guterres...

“O Dia Mundial da Alimentação é um apelo global à Erradicação da Fome, por um mundo em que alimentos nutritivos estejam disponíveis e sejam acessíveis a todos, em qualquer lugar.

Hoje, porém, mais de 820 milhões de pessoas não têm alimentos suficientes e a emergência climática é uma ameaça crescente à segurança alimentar. Enquanto isso, dois mil milhões de homens, mulheres e crianças têm sobrepeso ou são obesos.

As dietas não saudáveis apresentam um enorme risco de doenças e morte.

É inaceitável que a fome esteja a aumentar num momento em que o mundo desperdiça mais de mil milhões de toneladas de alimentos por ano.

Está na hora de mudar a forma como produzimos e consumimos, inclusive para reduzir as emissões de efeito estufa. A transformação dos sistemas alimentares é crucial para o cumprimento de todos os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Enquanto família humana, a nossa prioridade é um mundo sem fome."

domingo, 10 de outubro de 2021

Homenagem a Matilde Rosa Araújo

Para iniciar o ano 2021-2022, a Biblioteca Escolar  prestou homenagem à escritora Matilde Rosa Araújo, nome grande da literatura infantojuvenil que contemplaria este ano 100 anos.

Recordando a sua obra aqui fica a pequena mostra de livros que esteve patente no espaço BE durante o mês de setembro.



Um pequeno/grande poema...

Não te assustes
É o falar das folhas
Seu verde falar
Com o vento que vai
Com o vento que vem
Não te assustes e aprende a escutar
O vento que vai
O vento que vem
Verdes folhas e seu falar.

                           Matilde Rosa Araújo