sábado, 31 de dezembro de 2022

Clube dos Cientistas - Campeonato de Ciência e Escrita Criativa

 


Edição 2022-2023

O Campeonato de Ciência e Escrita Criativa lança a sua 3ª edição, a decorrer até maio de 2023. A iniciativa tem como objetivo principal promover a leitura, a escrita e o aprofundamento de conhecimentos científicos dos participantes, a partir da leitura de livros da coleção O Clube dos Cientistas, da autora Maria Francisca Macedo.

O público-alvo do Campeonato são os alunos do 1º ciclo (3º e 4º anos) e do 2º ciclo, através da inscrição da respetiva turma. Após a leitura de um livro da coleção, os participantes devem selecionar uma parte em que os protagonistas se confrontam com um problema, propondo uma solução alternativa que inclua um protocolo experimental, à semelhança dos que constam no final de cada livro.

A proposta pedagógica que o Campeonato apresenta pode ser implementada na biblioteca escolar, em contexto de articulação curricular, no âmbito do referencial Aprender com a Biblioteca Escolar, indo ao encontro de várias medidas do Plano 21|23 Escola +, para a recuperação das aprendizagens.

Os trabalhos das turmas concorrentes devem ser enviados até ao dia 31 de março e a 4 de maio de 2023 serão anunciados os vencedores.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Chegou o inverno

 

O solstício de inverno de 2022, o primeiro dia oficial do inverno acontece esta quarta-feira, dia 21 de dezembro.

O solstício de inverno assinala o dia mais curto do ano no Hemisfério Norte, quando o Sol aparece na sua posição mais a Sul, diretamente por cima do Trópico de Capricórnio.

No Hemisfério Sul, onde vive apenas 10% da população mundial, a situação é inversa. Nessa região, o solstício de dezembro assinala o dia mais longo do ano, e o início do verão, em lugares como a Argentina, Madagáscar, Nova Zelândia e África do Sul.



Chuva

 

Cai a chuva, ploc, ploc

corre a chuva ploc, ploc

como um cavalo a galope.

 

Enche a rua, plás, plás

esconde a lua, plás, plás

e leva as folhas atrás.

 

Risca os vidros, truz, truz

molha os gatos, truz, truz

e até apaga a luz.

 

Parte as flores, plim, plim

maça a gente plim, plim

parece não ter mais fim.

 

           Luísa Ducla Soares

sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

Tempo de Natal! Tempo especial!

 


Dia Mundial da Ciência (24/11) - sugestões de leitura

As Cientistas - 52 mulheres intrépidas que mudaram o mundo
Editora: Bertrand

Recheado de ilustrações divertidas e informativas, "As Cientistas" destaca as contribuições de 52 mulheres notáveis nos campos da ciência, da tecnologia, da engenharia e da matemática, desde a Antiguidade até aos dias de hoje. 

Entre as pioneiras perfiladas neste livro encontram-se figuras famosas, como a primatologista Jane Goodall, e também menos conhecidas, como é o caso de Katherine Johnson, a física e matemática norte-americana que, em 1969, calculou a trajetória da missão Apollo 11 à Lua, e a portuguesa Branca Edmée...


A Origem das Espécies de Charles Darwin
Editora: Nuvem de Letras


Da extraordinária diversidade à luta pela sobrevivência, da mais ínfima bactéria à grande árvore da vida, esta belíssima adaptação do grande livro de Charles Darwin explica-te a Teoria revolucionária que mudou para sempre a nossa visão do mundo: A EVOLUÇÃO.


Espaço - Biblioteca do Conhecimento

Editora: Liliput


Aperta o cinto para uma viagem espetacular! Este livro não é como os outros. Não está cheio de explicações complexas. Pelo contrário, os mistérios mais incríveis do universo são revelados através de textos curtos e claros, esquemas infográficos simples e apelativos, ilustrações coloridas e tabelas fáceis de consultar.

Sabias que a água derramada no espaço emerge em bolhas, em vez de descer? Imagina-te a lavar os dentes com uma bolha de água agarrada à tua escova! Pois é, vais aprender esta e muitas mais curiosidades...

Requisita-os na Biblioteca Escolar para leres nas férias do Natal!

quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

A Restauração de 1640

 


A dinastia espanhola dos Filipes governou o país entre 1580 e 1640, altura em que o futuro D. João IV liderou uma revolta que afastou os castelhanos do trono.

Foram 120 os conspiradores que, na manhã de 1 de Dezembro de 1640, invadiram o Paço da Ribeira, em Lisboa, para derrubar a dinastia espanhola que governava o país desde 1580. Miguel de Vasconcelos, que representava os interesses castelhanos, foi morto a tiro e atirado pela janela.

Foi do balcão do Paço que foi proclamada a coroação do Duque de Bragança, futuro d. João IV, e foi também dali que foi ordenado o cerco à guarnição militar do Castelo de S. Jorge e a apreensão dos navios espanhóis que se encontravam no porto.

Até ao final de 1640 todas as praças, castelos e vilas com alguma importância tinham declarado a sua fidelidade aos revoltosos.

A restauração da independência só seria reconhecida pelos espanhóis 27 anos depois, com a assinatura do Tratado de Lisboa.

Para saber mais acede a RTP Ensina


D. João IV


domingo, 27 de novembro de 2022

Concurso Uma Aventura... Literária 2023


Para ler mais, aqui ficam os últimos títulos adquiridos pela Biblioteca Escolar. Requisita-os!




 

quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Centenário de José Saramago - 1922 - 2022


Para assinalar o dia 16 de novembro, data do centenário do nascimento de José Saramago, a Biblioteca Escolar apresentou uma exposição na entrada o bloco administrativo intitulada: José Saramago - 100 anos: o homem e a sua obra e divulgou informação sobre a sua vida e obra no painel "Sítio dos livros e dos autores".

Foi também apresentada para o 3º ciclo a atividade: "Comemoração do Centenário de José Saramago: O Nobel que também foi menino" com os objetivos de assinalar a efeméride em sala de aula de Português e motivar para a leitura de obras do autor: As pequenas memórias, O conto da ilha desconhecida e outras.  Para a sua realização a equipa da BE preparou um Kit Saramago com excertos de obras, Revista Visão Júnior nº 222 de novembro de 2022 e exemplares de livros. 



No 2º ciclo, realizou-se a leitura da obra: "O Silêncio da Água" seguida de debate sobre a mensagem e alguns detalhes biográficos sobre o autor.

A turma do 11ºA, levou até aos colegas do Ensino Secundário a leitura de excertos significativos das obras do autor.

Parabéns, José Saramago!

terça-feira, 8 de novembro de 2022

Concurso Nacional de Leitura 2022-2023

 

Obras selecionadas:

1º ciclo: 


2º ciclo:


3º ciclo:




Ensino Secundário:


Boas leituras! Participa!

sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Regra ou atividade


Todos os anos, nas primeiras semanas de aulas, a Biblioteca realiza com os alunos do 1º ciclo uma atividade que tem como objetivo dar a conhecer algumas das regras de funcionamento da Biblioteca Escolar assim como os comportamentos adequados às diversas atividades que se irão desenvolver. 

Os alunos mostraram-se interessados e cada turma construiu um bonito cartaz com as principais atividades e os comportamentos essenciais para que a BE seja sempre um espaço agradável e de aprendizagem.



terça-feira, 25 de outubro de 2022

segunda-feira, 24 de outubro de 2022

Dia da Biblioteca Escolar

Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE),  uma celebração anual das bibliotecas escolares em todo o mundo, uma oportunidade para darem a conhecer o trabalho que desenvolvem e mostrarem que não são apenas um serviço, mas um centro nevrálgico vital nas escolas. A chamada à ação é da IASL (International Association of School Librarianship).

Em Portugal, o Dia da Biblioteca Escolar assinala-se na quarta segunda-feira do mês de outubro, em 2022, dia 24/10.

O mote para este ano já está lançado: LER PARA A PAZ E HARMONIA GLOBAIS.

Atividade: Poemas e textos à vista, pela PAZ!




domingo, 16 de outubro de 2022

Dia Mundial da Alimentação



As Nações Unidas marcam neste 16 de outubro o Dia Mundial da Alimentação. Em 2022, o tema é “não deixe ninguém para trás” 

Para líderes internacionais e chefes de agências da ONU, o momento é de alerta com uma crise global de segurança alimentar e um recorde de pessoas em grave risco de fome na Ásia e na África.

A ONU estima que além das 970 mil pessoas em risco de fome no Afeganistão, na Etiópia, na Somália, no Sudão do Sul e no Iêmen, o número de pessoas que passam fome em todo o mundo está a aumentar.

Somente em 2021, 828 milhões viviam nessa situação, segundo o relatório Estado de Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo. Cerca de 3,1 bilhões de pessoas ainda não podem ter uma alimentação saudável.

Fonte: https://news.un.org/pt/story/2022/10/1803797

terça-feira, 4 de outubro de 2022

Dia Mundial dos Animais

O DIA DOS DIREITOS DOS ANIMAIS


Eles são a companhia
dos nossos dias vividos
entre a pressa de chegar,
meio cansados, meio perdidos,
e o gosto que sentimos
em encontrar nesses amigos
a mais discreta ternura
de quem tem para oferecer,
sem apresentar fatura, 
a atenção silenciosa
de um olhar que bem podia
ser um doce ou uma rosa,
daqueles que se cantam,
seja em verso seja em prosa.
E ei-los que, sem uma queixa,
apenas pedem ao dono
que nunca lhes dê em troca
o fel do abandono.

José Jorge Letria
O livro dos dias



sábado, 1 de outubro de 2022

Dia Mundial da Música

O Dia Mundial da Música comemora-se anualmente a 1 de outubro.  A data foi instituída em 1975 pelo International Music Council, uma instituição fundada em 1949 pela UNESCO, que agrega vários organismos e individualidades do mundo da música.

A Biblioteca Escolar associa-se a esta comemoração, integrada no Plano Cultural de Escola, através da projeção ao longo da semana de alguns filmes musicais e destaca alguns livros especiais do seu acervo.

1. Música para olhar



Um livro extraordinário que relaciona música com pintura e é dedicado principalmente ao público infantojuvenil. Poderá interessar também os adultos que lidam diretamente com as crianças, em particular pais, educadores, professores, animadores e profissionais dos serviços educativos de museus e de autarquias.



2. Música - A história e a evolução dos instrumentos musicais, dos mais primitivos aos mais recentes


3. Instrumentos musicais populares portugueses

  • Autor: Ernesto Veiga de Oliveira
  • Editora: Fundação Calouste Gulbenkian
  • Ano de edição: 1966
4. António Victorino D'Almeida conta 5 anos na Música


Muito mais do que uma simples entrevista, este livro é uma longa e saborosa conversa com um dos mais estimulantes comunicadores dos nossos dias.

Para conhecer mais, visita a BE de 3 a 7 de outubro.

sábado, 17 de setembro de 2022

Álvaro Magalhães - 40 anos de vida literária

 

Álvaro Magalhães foi o autor escolhido para destacar no painel "Sítio do livros e autores" no mês de setembro e assim homenagear os seus 40 anos de vida literária.

Nasceu no Porto, em 1951, e publicou o seu primeiro livro em 1982.

A sua obra para crianças e jovens, que integra poesia, conto, ficção e textos dramáticos, repartindo-se por mais de 120 títulos, caracteriza-se pela originalidade e invenção, quer na escolha dos temas quer no seu tratamento.

Foi várias vezes premiado pela Associação Portuguesa de Escritores e pelo Ministério da Cultura. Em 2002, O limpa-palavras e outros poemas foi integrado na Honor List do Prémio Hans Cristian Andersen, em 2004, Hipopóptimos  - uma história de amor foi distinguido com o Grande Prémio Calouste Gulbenkian e, em 2014, O senhor Pina recebeu o prémio Autores, atribuído pela Sociedade Portuguesa de Autores ao melhor livro infantojuvenil publicado nesse ano.

Várias das suas publicações integram o Plano Nacional de Leitura e constam da lista e obras das Aprendizagens Essenciais de Português.

Parte da sua obra está publicada em Espanha, França, Brasil, Coreia do Sul e Itália.

Na Biblioteca Escolar podemos encontrar as coleções:

  • Os Indomáveis  F. C.
  • O Estranhão
  • Triângulo Jota
e ainda:

  • Contos da Mata dos Medos
  • O rapaz dos sapatos prateados
  • O senhor do seu nariz
  • Enquanto a cidade dorme 
  • O limpa-palavras e outros poemas
entre outros títulos.



quinta-feira, 8 de setembro de 2022

BibAlv - Boletim Informativo da Biblioteca

Foram publicados e estão disponíveis na página da Biblioteca do Agrupamento os números referentes ao ano letivo de 2021-2022.

Podem ser lidos aqui:



sexta-feira, 26 de agosto de 2022

TOP 10 - Os livros mais lidos

 Títulos mais lidos durante o ano de 2021-2022:

  • A fada Oriana - Sophia de Mello Breyner Andresen
  • Pedro Alecrim - António Mota
  • Ulisses - Maria Alberta Menéres
  • O Clube dos Cientistas - Maria Francisca Macedo
  • Histórias da Terra e do Mar - Sophia de Mello Breyner Andresen
  • Missão Impossível - Ana Maria Magalhães e Isabel Alçada
  • Robinson Crusoé - Daniel Defoe
  • Striker Force 7 - Cristiano Ronaldo
  • A minha vida fora de série - Paula Pimenta
  • Diário de um banana: Tudo ou nada - Jeff Kinney




quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Leituras de verão...

Jess é uma nadadora exímia e dedicada, e está à procura de um desafio único para testar a sua resistência. Mas quando o seu adorado avô, um artista irascível, sofre um ataque cardíaco, ela concentra toda a sua energia em cuidar dele.

Embora bastante debilitado, o avô quer que toda a família vá de férias para a sua terra natal. Lá, Jess encontra um rio que é perfeito para nadar, o mesmo que serve de inspiração à pintura mais recente do seu avô, intitulada O Rapaz do Rio. À medida que a imagem sombria de um rapaz toma forma na tela, Jess conhece um jovem misterioso que parece ser capaz de nadar tão bem quanto ela. Será que Jess descobrirá quem é o rapaz do rio? E como irá ela superar a perda daquele avô tão querido? Como irá descobrir-se a si própria, ela, a nadadora que o rio desafiava com a ambiguidade fugidia dos sonhos?

O Rapaz do Rio foi agraciado com o prémio Carnegie Medal em 1998.


Quando um relacionamento falso entre cientistas encontra a irresistível força da atração, as teorias de uma mulher sobre o amor, cuidadosamente calculadas, são postas à prova.
Olive Smith, uma estudante de doutoramento em Biologia, não acredita em namoros duradouros. Após terminar o relacionamento com Jeremy, percebe que a sua melhor amiga, Anh, gosta dele e decide juntá-los. Para a convencer de que não se importa e de que está feliz e a namorar, Olive precisa de o provar, mas, pressionada, entra em pânico e resolve beijar o primeiro homem que vê: Adam Carlsen, um jovem professor de outro departamento. Olive acaba por ficar chocada ao perceber que este tirano do laboratório da Universidade de Stanford, conhecido por deixar os estudantes em lágrimas, aceita manter a farsa e fingir que é, realmente, seu namorado.

Uma história maravilhosa imersa num ambiente académico. Um tubo de ensaio para a vida.

Mar...




Agora que o silêncio é um mar sem ondas,

E que nele posso navegar sem rumo,

Não respondas

Às urgentes perguntas

Que te fiz.

Deixa-me ser feliz

Assim,

Já tão longe de ti, como de mim.

                        Miguel Torga


terça-feira, 26 de julho de 2022

Dia dos avós


Em Portugal, o Dia dos Avós celebra-se a 26 de julho.

A celebração do dia dos avós é feita através de eventos e de atividades que prestam homenagem e visam demonstrar carinho e apreço a todos os avós.

Sabias que o Dia dos Avós tem origem portuguesa?

Foi uma senhora chamada Ana Elisa Couto (1926-2007), conhecida como Dona Aninhas, que reivindicou a instituição de uma data que valorizasse a figura dos avós.

Natural de Penafiel e avó de seis netos, ela tentou durante quase 20 anos que a data comemorativa fosse reconhecida. A data escolhida para a sua celebração foi 26 de julho, por este ser o dia de Santa Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Jesus Cristo.

A data foi instituída pela Assembleia da República em 2003.

Em 2021, o Papa Francisco instituiu na Igreja o Dia Mundial dos Avós e Idosos. A data deverá ser comemorada todos os anos em dia próximo ao dia 26 de julho. Para o 2.º Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, comemorado em 24 de julho de 2022, o Papa escolheu o tema "Dão fruto mesmo na velhice".

Diz o avô

Tens cabelos brancos.
mas porquê, avô?
Caiu muita neve 
Na estrada onde vou.

Tens rugas na face.
Mas porquê, avô?
Bateu muito sol
Na estrada onde vou.

Tens os olhos baços.
Mas porquê, avô?
Pousou nevoeiro
Na estrada onde vou.

Tens calos nas mãos.
Mas porquê, avô?
Parti muita pedra
Na estrada onde vou.

Tens coração grande.
Mas porquê, avô?
Nele mora a gente
Que por mim passou.

Luísa Ducla Soares

sábado, 23 de julho de 2022

Revista de Ciência Elementar

 V10/01 - MARÇO 2022



 V10/02 - JUNHO 2022

Boas leituras!


A Biblioteca Escolar em números

 

Estes são alguns números que foram registados na Base de Dados 2022, durante o mês de julho e refletem o trabalho desenvolvido ao longo do ano na Biblioteca da Escola sede: 

1. Atividades executadas - 70


2. Número de documentos por utilizador - 21


3. Taxas de utilização da coleção:

    renovação - 3%

    empréstimo domiciliário - 21%

    empréstimo presencial - 13%

    empréstimo para sala de aula – 6%

    empréstimo interbibliotecas - 1%

    utilização da coleção - 40%


4. Empréstimo de equipamentos:

    tablets - 315 requisições

    computadores, atividades curriculares - 926 requisições

    computadores, atividades extracurriculares - 137 requisições


5.  Presença da biblioteca na Internet:

    sítio web – 240 visualizações

    blogue - 45 publicações

    Facebook - 21 publicações

 


Saúde Oral, Bibliotecas Escolares

 


Realizou-se na última semana de aulas mais uma atividade do projeto SOBE - Saúde Oral Bibliotecas Escolares tendo sido apresentada a história "Alfredo, os teus dentes metem medo" da autora Tânia Bailão Lopes, para todos os alunos do 1º ciclo da Escola Básica de Alvaiázere.


Esta é a história de Alfredo, um menino que adorava sorrir, mas não tinha qualquer cuidado com a higiene da boca e afastava os amigos por ter mau hálito. Foi a a partir desta história que todos os alunos refletiram sobre a importância da higiene oral diária e analisaram os seus comportamentos corretos ou menos corretos, com o objetivo de sensibilizar e preservar para a saúde oral de cada um.
Depois coloriram um folheto informativo que levaram para casa com algumas "dicas" para evitar o esquecimento de lavar os dentes e ter uma alimentação saudável.

Boca saudável, sorriso agradável!