O Dia Internacional dos Museus, celebrado anualmente a 18 de maio, foi criado em 1977 pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, no sentido de promover, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos museus no seu desenvolvimento.
Em 2022, o ICOM Internacional apresentou o tema “O Poder dos Museus“ com o objetivo de explorar o potencial dos museus para produzir mudanças positivas nas suas comunidades, em três vertentes distintas:
- O poder de alcançar a sustentabilidade: os museus são parceiros estratégicos na implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, e contribuem de forma relevante para o fomento da economia social e para a difusão de informações científicas sobre os desafios ambientais.
- O poder de inovar nas áreas da digitalização e acessibilidade: através da inovação digital, nomeadamente da aplicação das novas tecnologias à vida quotidiana, os museus tornam-se mais acessíveis e também mais atrativos para um público diversificado.
- O poder de reforçar a comunidade através da educação: ao defenderem os valores democráticos e proporcionarem oportunidades de aprendizagem permanente a todos, os museus reforçam as comunidades e contribuem para a formação de uma sociedade civil informada e comprometida.
Assim, com o tema O Poder dos Museus, o ICOM destaca o poder transformador dos museus e o seu importante papel na construção de um futuro melhor.
Este ano, a Noite Europeia dos Museus, uma iniciativa criada em 2005 pelo Ministério da Cultura de França, celebra-se no sábado, 14 de maio. Nesta ocasião, os museus portugueses organizam múltiplas atividades desafiando os visitantes a usufruírem de uma experiência cultural diferente, em período noturno.
Fonte: http://www.patrimoniocultural.gov.pt/pt/agenda/atividades-diversas/dia-internacional-dos-museus/
Alguns museus internacionais:
Musée d'Orsay, Paris
The Nacional Gallery, London
Museu Nacional d'Art de Catalunya, Barcelona