sábado, 31 de dezembro de 2022

Clube dos Cientistas - Campeonato de Ciência e Escrita Criativa

 


Edição 2022-2023

O Campeonato de Ciência e Escrita Criativa lança a sua 3ª edição, a decorrer até maio de 2023. A iniciativa tem como objetivo principal promover a leitura, a escrita e o aprofundamento de conhecimentos científicos dos participantes, a partir da leitura de livros da coleção O Clube dos Cientistas, da autora Maria Francisca Macedo.

O público-alvo do Campeonato são os alunos do 1º ciclo (3º e 4º anos) e do 2º ciclo, através da inscrição da respetiva turma. Após a leitura de um livro da coleção, os participantes devem selecionar uma parte em que os protagonistas se confrontam com um problema, propondo uma solução alternativa que inclua um protocolo experimental, à semelhança dos que constam no final de cada livro.

A proposta pedagógica que o Campeonato apresenta pode ser implementada na biblioteca escolar, em contexto de articulação curricular, no âmbito do referencial Aprender com a Biblioteca Escolar, indo ao encontro de várias medidas do Plano 21|23 Escola +, para a recuperação das aprendizagens.

Os trabalhos das turmas concorrentes devem ser enviados até ao dia 31 de março e a 4 de maio de 2023 serão anunciados os vencedores.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

Chegou o inverno

 

O solstício de inverno de 2022, o primeiro dia oficial do inverno acontece esta quarta-feira, dia 21 de dezembro.

O solstício de inverno assinala o dia mais curto do ano no Hemisfério Norte, quando o Sol aparece na sua posição mais a Sul, diretamente por cima do Trópico de Capricórnio.

No Hemisfério Sul, onde vive apenas 10% da população mundial, a situação é inversa. Nessa região, o solstício de dezembro assinala o dia mais longo do ano, e o início do verão, em lugares como a Argentina, Madagáscar, Nova Zelândia e África do Sul.



Chuva

 

Cai a chuva, ploc, ploc

corre a chuva ploc, ploc

como um cavalo a galope.

 

Enche a rua, plás, plás

esconde a lua, plás, plás

e leva as folhas atrás.

 

Risca os vidros, truz, truz

molha os gatos, truz, truz

e até apaga a luz.

 

Parte as flores, plim, plim

maça a gente plim, plim

parece não ter mais fim.

 

           Luísa Ducla Soares

sexta-feira, 9 de dezembro de 2022

Tempo de Natal! Tempo especial!

 


Dia Mundial da Ciência (24/11) - sugestões de leitura

As Cientistas - 52 mulheres intrépidas que mudaram o mundo
Editora: Bertrand

Recheado de ilustrações divertidas e informativas, "As Cientistas" destaca as contribuições de 52 mulheres notáveis nos campos da ciência, da tecnologia, da engenharia e da matemática, desde a Antiguidade até aos dias de hoje. 

Entre as pioneiras perfiladas neste livro encontram-se figuras famosas, como a primatologista Jane Goodall, e também menos conhecidas, como é o caso de Katherine Johnson, a física e matemática norte-americana que, em 1969, calculou a trajetória da missão Apollo 11 à Lua, e a portuguesa Branca Edmée...


A Origem das Espécies de Charles Darwin
Editora: Nuvem de Letras


Da extraordinária diversidade à luta pela sobrevivência, da mais ínfima bactéria à grande árvore da vida, esta belíssima adaptação do grande livro de Charles Darwin explica-te a Teoria revolucionária que mudou para sempre a nossa visão do mundo: A EVOLUÇÃO.


Espaço - Biblioteca do Conhecimento

Editora: Liliput


Aperta o cinto para uma viagem espetacular! Este livro não é como os outros. Não está cheio de explicações complexas. Pelo contrário, os mistérios mais incríveis do universo são revelados através de textos curtos e claros, esquemas infográficos simples e apelativos, ilustrações coloridas e tabelas fáceis de consultar.

Sabias que a água derramada no espaço emerge em bolhas, em vez de descer? Imagina-te a lavar os dentes com uma bolha de água agarrada à tua escova! Pois é, vais aprender esta e muitas mais curiosidades...

Requisita-os na Biblioteca Escolar para leres nas férias do Natal!

quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

A Restauração de 1640

 


A dinastia espanhola dos Filipes governou o país entre 1580 e 1640, altura em que o futuro D. João IV liderou uma revolta que afastou os castelhanos do trono.

Foram 120 os conspiradores que, na manhã de 1 de Dezembro de 1640, invadiram o Paço da Ribeira, em Lisboa, para derrubar a dinastia espanhola que governava o país desde 1580. Miguel de Vasconcelos, que representava os interesses castelhanos, foi morto a tiro e atirado pela janela.

Foi do balcão do Paço que foi proclamada a coroação do Duque de Bragança, futuro d. João IV, e foi também dali que foi ordenado o cerco à guarnição militar do Castelo de S. Jorge e a apreensão dos navios espanhóis que se encontravam no porto.

Até ao final de 1640 todas as praças, castelos e vilas com alguma importância tinham declarado a sua fidelidade aos revoltosos.

A restauração da independência só seria reconhecida pelos espanhóis 27 anos depois, com a assinatura do Tratado de Lisboa.

Para saber mais acede a RTP Ensina


D. João IV