sábado, 22 de junho de 2024

Ainda e... sempre o ambiente...



Ao longo dos meses de maio e junho, as atividades da Hora do Conto dos mais pequenos foram dedicadas ao ambiente para sensibilizar para a importância da sua proteção.

O livro escolhido foi "Senhor Mar" de André Carrilho, uma história sempre a rimar sobre uma menina e a sua família que vão passar um dia na praia. Então, mostra a alegria de todos e deixa duas mensagens especiais:

É preciso ter cuidado com o mar, pode ser perigoso para as crianças.

É preciso cuidar do mar, protegê-lo dos lixos e da poluição.

As crianças gostaram muito da história com sabor a férias e souberam explicar porque temos de proteger o mar – porque tem peixes, algas, animais marinhos, porque é bom tomar banho no mar com a água limpinha, porque não está certo haver poluição nas praias, porque o mar faz parte da natureza e não deve estar poluído.

E ainda houve tempo para completar um peixinho que levaram para casa em jeito de recordação.


Chegou o verão...

Gato na janela  de Timothy Easton

OS DIAS DE VERÃO

 

Os dias de verão vastos como um reino

Cintilantes de areia e maré lisa

Os quartos apuram seu fresco de penumbra

Irmão do lírio e da concha é nosso corpo

 

Tempo é de repouso e festa

O instante é completo como um fruto

Irmão do universo é nosso corpo

 

O destino torna-se próximo e legível

Enquanto no terraço fitamos o alto enigma familiar dos astros

Que na sua imóvel mobilidade nos conduzem

 

Como se em tudo aflorasse eternidade

 

Justa é a forma do nosso corpo

 

Sophia de Mello Breyner Andresen, Obra Poética

sexta-feira, 14 de junho de 2024

Exposição: De Camões à Liberdade


A Biblioteca Escolar tem patente, durante o mês de junho, uma exposição de quadros concebidos e pintados pelos alunos do 11º ano sobre o tema: "O 25 de Abril e a Liberdade" e uma mostra de livros sobre Camões, vida e obra, no âmbito do 500º centenário do nascimento do autor.

Os quadros em exposição foram inspirados em poemas de autores de abril e abordam o tema da liberdade e os valores do 25 de Abril de 1974 e resultaram de uma parceria entre a disciplina de Filosofia e a Biblioteca Escolar.

segunda-feira, 10 de junho de 2024

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas



O Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas é celebrado anualmente a 10 de junho, data da morte do poeta Luís de Camões. Este dia presta homenagem a Portugal, aos portugueses, à cultura lusófona e à presença portuguesa por todo o mundo.

O 10 de junho começou por ser um feriado municipal em Lisboa, dedicado a Camões, elevado pelo Estado Novo a feriado nacional, como o «Dia de Camões, de Portugal e da Raça». Com o 25 de abril, este dia passou a ser designado como Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portugueses.

As comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas têm início, este ano, em Figueiró dos Vinhos, Pedrógão Grande, Castanheira de Pera, Coimbra e em Genebra, Berna e Zurique, na Suíça.

As cerimónias contam com a presença do Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa e o  Primeiro-Ministro, Luís Montenegro e têm início no dia 9 de junho, com a celebração de uma Missa, em Figueiró dos Vinhos, dedicada às Vítimas dos Incêndios Florestais de 2017.

Fonte: eurocid


Eventos Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas 2024


domingo, 9 de junho de 2024

Dia Mundial dos Oceanos

 

Já imaginou a sua vida sem os oceanos? Sem a sua biodiversidade e beleza?​

No dia 8 de junho celebra-se o Dia Mundial dos Oceanos. Este dia foi decretado em 2008 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, ainda que já fosse celebrado em muitos países desde 1992, desde a realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, que teve lugar no Rio de Janeiro, nesse ano.

Em 2024, o tema desta comemoração é: Incentivar a ação para o nosso oceano e o clima. Este tema visa proporcionar a milhares de organizações e milhões de indivíduos oportunidades tangíveis para proteger e restaurar os nossos oceanos.

A necessidade de celebrar este dia prende-se com a urgência de sensibilizar o mundo para os benefícios dos oceanos e também o dever de utilizarmos os recursos de forma sustentável, já que as gerações futuras também vão depender dos oceanos. Aquários, centros científicos e instituições de investigação, ONG, comunidades e governos de todo o mundo mobilizam-se em torno de iniciativas que visam comemorar este dia e, obviamente, os nossos oceanos​.

Fonte: https://www.turismodeportugal.pt/pt/Agenda/Paginas/dia-mundial-oceanos.aspx


sábado, 1 de junho de 2024

Dia da Criança... Miguel Torga...

Pois eu gosto de crianças

Pois eu gosto de crianças!

Já fui criança também...

Não me lembro de o ter sido;

Mas só ver reproduzido

O que fui, sabe-me bem.

 

É como se de repente

A minha imagem mudasse

No cristal duma nascente.

E tudo o que sou voltasse

À pureza da semente.

                          Miguel Torga,

                   Brincar também é poesia

Dia da Criança


História do Dia da Criança

A primeira ideia de se instituir o Dia Internacional da Criança surgiu em 1925, em Genebra, na Conferência Mundial para o Bem-Estar da Criança.

Mas foi só depois do congresso da Federação Democrática Internacional das Mulheres, que se decidiu que a partir de 1950 passaria a existir um dia só dedicado às crianças. Portugal e outros países como Angola e Moçambique escolheram o dia 1 de junho como o dia em que se promoveriam os direitos dos mais pequenos, mas não é uma regra. Por exemplo, no Brasil o Dia da Criança é celebrado a 12 de outubro e a 15 de abril em Espanha.

Este dia é diferente do 20 de novembro, que é considerado pela Organização das Nações Unidas (ONU) o Dia Mundial da Criança. Nesse dia, em 1959, foi aprovada a Declaração dos Direitos da Crianças. Passados 30 anos, em 1989, a Assembleia Geral da ONU adotou a convenção dos Direitos da Criança, que Portugal validou a 21 de setembro de 1990.

Fonte: Blog Science4you