quinta-feira, 20 de novembro de 2025

No Mundo dos Porquês

No dia 14 de novembro, a Biblioteca Escolar recebeu o músico Daniel Completo e o cientista Carlos Fiolhais para um encontro com os alunos do 1º ciclo e crianças do ensino pré-escolar. 

As sessões que se revelaram muito divertidas e participativas realizaram-se na Casa Municipal da Cultura que se encheu de animação e boa disposição.



Os autores convidados partilharam com o público poemas, informação científica e música a propósito do livro "No Mundo dos Porquês. A Ciência Cantada e Contada" da sua autoria, tendo ainda a colaboração da escritora Luísa Ducla Soares.

No final de cada encontro não faltou uma sessão de autógrafos e uma ligeira conversa  com cada um dos pequenos leitores.


quinta-feira, 13 de novembro de 2025

sexta-feira, 31 de outubro de 2025

Dia Mundial da Poupança


Sabes o que é Literacia Financeira?

Podes começar já a aprender. Neste livro encontrarás o que precisas de saber para gerir o teu dinheiro de forma inteligente e fazê-lo crescer:

- encarar o dinheiro de forma profissional;
- aprender a fazer um orçamento mensal;
- a importância de subscrever um PPR o mais cedo possível e como escolher o melhor;
- em que ferramentas financeiras investir (ETF, fundos de investimento, ações, imobiliário, criptomoedas, etc.);
- o que são juros compostos e como tirares o melhor partido possível deles;
- como ler as letras pequenas dos créditos quando comprares carro e casa;
- quais as obrigações que vais ter com o Estado e como lidar com elas.

Se queres começar a criar riqueza e a mudar o teu futuro, começa já e lê!

Requisita-o na tua Biblioteca Escolar!!!

Happy Halloween 2025!!!



Vem à BE e diverte-te! 

Participa nos concursos e atividades de Halloween!

domingo, 26 de outubro de 2025

Centenário de José Cardoso Pires

 


Biografia

José Augusto Neves Cardoso Pires nasce a 2 de outubro de 1925, na aldeia de Peso, no distrito de Castelo Branco, mas vem para Lisboa com poucos meses de idade. Fixa residência nesta cidade, onde morre a 26 de outubro de 1998. É reconhecido como um dos mais importantes escritores portugueses da segunda metade de século XX.

O seu trajeto pessoal e a sua carreira de escritor são marcados pela inquietação e pela deambulação. Não se identifica com nenhum grupo, nem se fixa em nenhum género literário, apesar de ser considerado sobretudo como um romancista. A característica mais evidente da sua não muito vasta obra (são ao todo dezoito os seus livros publicados em quase cinquenta anos de vida literária) é o facto de cada livro seu inaugurar e completar um ciclo de criação literária. Nenhuma das suas obras se tornou uma fórmula que viesse a repetir, apesar de ser possível reconhecer linhas de evolução da sua escrita literária. O seu primeiro livro foi publicado em 1949 e o último em 1997.

Para saber mais: José Cardoso Pires

Bibliografia

  • Os Caminheiros e Outros Contos (1949).
  • Histórias de Amor (1952).
  • O Anjo Ancorado (1958). *
  • O Render dos Heróis (1960).
  • Cartilha do Marialva (1960).
  • Jogos de Azar (1963).
  • O Hóspede de Job (1963).
  • O Delfim (1968). *
  • Dinossauro Excelentíssimo (1972). *
  • E agora, José? (1977).
  • O Burro-em-Pé (1979).
  • Corpo-Delito na Sala de Espelhos (1980).
  • Balada da Praia dos Cães (1982). *
  • Alexandra Alpha (1987).
  • A República dos Corvos (1988).
  • A cavalo no Diabo (1994).
  • De profundis, Valsa Lenta (1997). *
  • Lisboa – Livro de Bordo (1997).
*Os livros assinalados podem ser lidos e/ou requisitados na Biblioteca Escolar.

segunda-feira, 20 de outubro de 2025

Dia Mundial da Alimentação




O Dia Mundial da Alimentação é celebrado anualmente a 16 de outubro, sob iniciativa da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), que este ano celebra o 80.º aniversário. 

Assente na ideia de que a alimentação é um direito e um bem fundamental, este dia procura alertar para as condições de má nutrição e fome que afetam um grande número de pessoas em todo o mundo, incluindo crianças. Pretende-se ainda sensibilizar e mobilizar para a descoberta de soluções sustentáveis e saudáveis na produção de bens alimentares.

O tema deste ano é «De mãos dadas para uma alimentação melhor e um futuro melhor». Pretende reforçar a necessidade de colaboração global para garantir uma alimentação saudável, justa e sustentável a todas as pessoas. O trabalho em conjunto, entre governos, organizações, setores e comunidades, pode transformar os sistemas agroalimentares para garantir que todos tenham acesso a uma alimentação saudável, vivendo em harmonia com o planeta.

Este Dia foi proclamado na Resolução 37/75 da Assembleia Geral da ONU, a 5 de dezembro de 1980.

Fonte: https://eurocid.mne.gov.pt/eventos/dia-mundial-da-alimentacao


terça-feira, 14 de outubro de 2025

Ana Paula Tavares vence Prémio Camões 2025

 


O júri decidiu atribuir o Prémio Camões 2025 à escritora angolana Ana Paula Tavares, distinguindo “a sua fecunda e coerente trajetória de criação estética e, em especial, o seu resgate da dignidade da poesia”. O júri sublinhou ainda que “com a dicção do seu lirismo, sem concessões evasivas, e com os livres compromissos da produção em crónica e em ficção narrativa, a obra de Ana Paula Tavares adquire também uma relevante dimensão antropológica em perspectiva histórica.”

Ana Paula Tavares nasceu em 1952 na cidade do Lubango (Huíla), em Angola. É Doutorada em Antropologia da História pela Universidade Nova de Lisboa (2010), Mestre em Literatura Brasileira e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa pela Universidade de Lisboa (1996), Bacharel e Licenciada em História pela Universidade de Lisboa (1982).

É autora de vasta obra literária em prosa e poesia e de textos científicos, sendo que grande parte de sua obra está publicada em antologias editadas em diversos países.

Fonte: http://livro.dglab.gov.pt/sites/DGLB/Portugues/noticiasEventos/Paginas/PremioCamoes2025.aspx

Para saber mais sobre a autora do Prémio Camões 2025 ler em: DGLAB

terça-feira, 7 de outubro de 2025

Mês Internacional da Biblioteca Escolar

 

Outubro é o Mês Internacional das Bibliotecas Escolares, celebrado este ano sob o mote “Para além das estantes: IA, bibliotecas e o futuro das histórias”.

Ao longo do mês, a Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas de Alvaiázere irá dinamizar várias atividades dirigidas à comunidade educativa, com destaque para a proposta da Rede de Bibliotecas Escolares: “A IA também pode ser escritora”.

Esta iniciativa pretende promover a reflexão sobre o papel da inteligência artificial na criação literária ao mesmo tempo que desafia os alunos a experimentar novas formas de contar histórias.

Contamos com a participação e entusiasmo de todos, para que juntos possamos celebrar as bibliotecas como espaços vivos, criativos e em permanente reinvenção.

domingo, 5 de outubro de 2025

Implantação da República

 

Antes de ser um regime – a 5 de outubro de 1910 –, a República foi um projeto de renovação da sociedade portuguesa.

Os princípios do republicanismo chegaram a Portugal nas últimas décadas do séc. XIX e ganharam um novo e decisivo fôlego na sequência do episódio traumático do Ultimato britânico. A partir de 1900, os ideais igualitários da República começaram a ser difundidos de forma sistemática

Marcada pela heterogeneidade, a “família republicana” (várias tendências dentro do partido Republicano Português) dividiu-se quanto ao regicídio de 1 de fevereiro de 1908 e muitos republicanos demarcaram-se publicamente do assassinato do Rei e do príncipe herdeiro, considerando-o como um revés para a causa republicana. No entanto, a deterioração da situação política provada pelo trágico acontecimento favorecia a conspiração.

Foi em Lisboa, centro do poder, que a revolução saiu à rua, às primeiras horas do dia 4 de outubro de 1910. Os combates duraram até à manhã do dia seguinte, estendendo-se do Terreiro do Paço à Rotunda (atual Parque Eduardo VII), com alguns incidentes pelo meio que quase fizeram gorar a revolução. O certo é que as forças monárquicas não conseguiram aproveitar os contratempos republicanos e na manhã do dia 5 de outubro de 1910 foi proclamada a República, da varanda da Câmara Municipal de Lisboa.

Fonte: https://www.museu.presidencia.pt/pt/conhecer/simbolos-nacionais/implantacao-da-republica/


Para saber mais, consulta na Biblioteca Escolar:






sábado, 4 de outubro de 2025

Dia Mundial do Animal 2025


O Dia Mundial do Animal é celebrado anualmente a 4 de outubro, data que corresponde ao dia de São Francisco de Assis, o santo padroeiro da ecologia e dos animais. Este dia tem como objetivo chamar a atenção para a condição e bem-estar dos animais.

Esta data foi criada pelo escritor e editor alemão da revista «Homem e Cão» ("Mensch und Hund") Heinrich Zimmermann e celebrado pela primeira vez em 1925. 

A celebração do Dia Mundial do Animal une o movimento de bem-estar animal, mobilizando uma força global para tornar o mundo num lugar melhor para todos os animais. É celebrado de formas diferentes em cada país, independentemente da nacionalidade, religião, fé ou ideologia política. 

O tema deste ano é «Salve os animais, salve o planeta!».  Pretende relembrar da conexão entre o bem-estar animal e a saúde do nosso planeta. Da perda de biodiversidade e destruição de habitats à agricultura industrial e à poluição, a forma como os animais são tratados tem um impacto direto no meio ambiente – e vice-versa.

No dia 4 de outubro, pessoas de todo o mundo juntam-se para celebrar e garantir que os animais estão a ser protegidos.

Fonte: https://eurocid.mne.gov.pt/eventos/dia-mundial-do-animal


Para ler e refletir:


quarta-feira, 1 de outubro de 2025

Sugestões de leitura para os mais novos:





 Para ler e ouvir!!

Dia Mundial da Música

 


«Les oiseaux sont des artistes bien plus grands que nous, les humains»

Olivier Messiaen, compositor francês, século XX

Ler mais sobre: Mensagem do Dia Mundial da Música 2025

segunda-feira, 22 de setembro de 2025

Chegou o outono!



O minuto exacto do equinócio de Outono de 2025 

O equinócio de outono de 2025 ocorrerá precisamente a 22 de setembro às 19h19 (hora de Portugal continental e Madeira). A estação terá uma duração de 89 dias e 21 horas até que, em 21 de dezembro às 15h02, chegue o momento do solstício de inverno. Há um consolo para os amantes do verão: o outono-inverno será mais curto que a primavera-verão, com uma duração de 178,84 dias em comparação com 186,4 dias. 

Os equinócios têm um valor simbólico desde as civilizações antigas. Embora à época estas não dispusessem de elementos para medi-los com a mesma precisão que temos hoje, esses dias marcaram a orientação de construções emblemáticas. Por exemplo, durante esses dias, numa das pirâmides de Chichén Itzá, no México, o reflexo solar gera uma espécie de serpente ondulante nas escadarias. Antigamente, praticava-se um ritual associado aos deuses.

Para saber mais curiosidades aceder a: Adeus ao verão

Fonte: National Geographic Portugal


SUGESTÕES DE LEITURA PARA OS MAIS PEQUENOS



Para ler na Biblioteca Escolar!

segunda-feira, 15 de setembro de 2025

Dicas para regressar à escola


 



Fonte: Guia de Apoio à Organização do Estudo, Escola Amiga da Criança, 2025

terça-feira, 9 de setembro de 2025

Prioridades 2025-2026



Para 2025-2026, destacam-se as áreas de intervenção específicas:

LEITURA , ESCRITA & ORALIDADE: para aprender e participar

MEDIA & INFORMAÇÃO: para responder aos desafios do digital

HUMANISMO & INTECULTURALIDADE: para promover a empatia e a paz

INFRAESTRUTURA FÍSICA & DIGITAL: para garantir eficácia e inovação

Lema transversal:

Conhecer & conviver: biblioteca, espaço de bem-estar


Para saber mais: Prioridades 2025-2026

terça-feira, 26 de agosto de 2025

100 leituras para o verão - sugestões PNL 2027

 


E se lêssemos...

  • livros para desligarmos da realidade rapidamente?
ou
  • clássicos fininhos?
ou 
  • livros com gargalhadas garantidas?
ou 
  • livros para percebermos o mundo em que vivemos?


Consulta a lista: Leituras para o verão

quarta-feira, 20 de agosto de 2025

Sugestão de leitura - Coleção Asas de Fogo

Coleção Asas de Fogo

Livro 1


Livro 2



Brevemente na tua Biblioteca Escolar!




Liberdade

 


Liberdade

Aqui nesta praia onde
Não há nenhum vestígio de impureza,
Aqui onde há somente
Ondas tombando ininterruptamente,
Puro espaço e lúcida unidade,
Aqui o tempo apaixonadamente
Encontra a própria liberdade.

             Sophia de Mello Breyner Andresen

sexta-feira, 1 de agosto de 2025

Ler no verão e... saber mais!

 

O nosso planeta está a aquecer e precisa da tua ajuda!

A boa notícia é que podes fazer alguma coisa em relação a isso. Desde comprar roupa em segunda mão, a reduzir o desperdício de alimentos, ou até organizar uma ecobiblioteca na tua escola, há imensas formas de ajudares a salvar o planeta.

Informa-te acerca do que se passa com as alterações climáticas, torna-te um eco-herói e sê pró-ativo em relação ao teu futuro.

Vamos começar a arrefecer o clima!

50 ideias para reduzir a poluição, fazeres-te ouvir e proteger o nosso planeta!



Sabes o que é um googol?
Porque é que em alguns países se mede em centímetros e noutros em polegadas?
Estás sempre a perguntar para que é que serve a matemática?
Pois bem, este livro vai mostrar-te como é tao importante no dia a dia!

Explora os mistérios dos números, desde o zero ao infinito, através de factos úteis e descobre como a matemática é radical!

sábado, 26 de julho de 2025

A Biblioteca em números... 2025

 


Estes são alguns dos números que foram registados na Base de Dados 2025 durante o mês de julho e refletem o trabalho desenvolvido ao longo do ano na Biblioteca da Escola sede

1. Atividades executadas – 70

2. Número de documentos por utilizador - 27

3. Taxa de renovação: 2%

4. Taxas de utilização da coleção:

  
    empréstimo domiciliário - 13%
    empréstimo presencial - 16%
    empréstimo para sala de aula – 11%
    empréstimo interbibliotecas - 1%
    utilização da coleção - 39%
    média de documentos emprestados por utilizador – 10

4.  Presença da biblioteca na Internet:

    sítio web – 862 visualizações
    blogue - 44 publicações
    Facebook - 12 publicações


Leituras de verão

 




A partir de setembro, na Biblioteca Escolar!
Boas leituras!

quarta-feira, 16 de julho de 2025

sexta-feira, 4 de julho de 2025

Sugestões de leitura

 Sugestões de leitura, brevemente na Biblioteca Escolar!


segunda-feira, 30 de junho de 2025

Luísa Costa Gomes - Prémio de Literatura

 


Luísa Costa Gomes venceu o Grande Prémio de Literatura dst 2025 com o livro de contos "Visitar Amigos e Outros Contos", editado pela Dom Quixote.

Este livro reúne treze contos inéditos. Sem ter um fio condutor, a colecção revela, no entanto, certa homogeneidade nos temas e nas abordagens. Alguns contos propõem a revisitação de ideias e linguagens de época, outros vivem do presente e pensam sobre heranças e renovações. Uns mais vincadamente e acidamente humorísticos, outros de carácter sobretudo perplexo, terão como pano de fundo sempre o tempo e a História, e a acção que por acaso ou por necessidade vamos tendo nela.



domingo, 29 de junho de 2025

LER: LEITURA / ESCRITA / RECURSOS

 FORA DA ESCOLA 

As rotinas de leitura quando mantidas de forma consistente ajudam a consolidar hábitos, a estruturar o tempo e a reforçar o papel da leitura no quotidiano da criança. A previsibilidade dessas rotinas cria segurança e familiaridade: a criança sabe que haverá um momento dedicado aos livros, onde se escutam histórias, se partilham emoções e se viaja pela imaginação.

Nas férias, em particular, estas rotinas funcionam como uma ponte entre lazer e aprendizagem, evitando perdas no desenvolvimento linguístico e cognitivo. Manter esse espaço de leitura diário, mesmo que breve, é uma forma simples, afetiva e eficaz de continuar a apoiar o crescimento global da criança.

Estas férias sugerimos aos pais que escolham com os filhos livros para ler nas férias, explorem juntos lugares que aparecem nas histórias, visitem feiras do livro ou bibliotecas de praia e aproveitem as viagens para recuperar jogos de palavras e leitura partilhados ao longo do ano.

Espaço dos livros




Fonte: LER - Fora da escola

segunda-feira, 23 de junho de 2025

Sugestões de leitura

Livros para pensar o ambiente...

Proteção do ambiente:

  • Não há PLANETA B - Dicas e truques para um ambiente sustentável de Carmen Lima



Poluição plástica:

  • Plasticus maritimus, uma espécie invasora de Ana Pêgo


terça-feira, 10 de junho de 2025

Dia Mundial dos Oceanos


Mais de 50% das espécies marinhas correm o risco de extinção até 2100.

No dia 8 de junho celebrou-se o Dia Mundial dos Oceanos, tendo sido decretado em 2008 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, muito embora seja celebrado em muitos países desde 1992, desde a realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, que teve lugar no Rio de Janeiro, nesse ano. 

O tema de 2025 é Catalisar Ações para o Nosso Oceano e Clima, e a data é já uma das maiores mobilizações globais em prol dos oceanos e do clima, durante a qual milhões de pessoas e milhares de organizações em todo o mundo se unem nesta celebração, com o objetivo de proteger o nosso planeta azul.

Objetivos
  • Sensibilizar para as ameaças que os oceanos enfrentam, como as alterações climáticas e a perda de biodiversidade.
  • Promover ações concretas de proteção e recuperação dos ecossistemas marinhos.
  • Incentivar o envolvimento da juventude, comunidades locais e líderes políticos e empresariais.
  • ​Reforçar o compromisso global por um oceano saudável e um clima estável.


Recife de coral em Mayotte, um arquipélago no Oceano Índico entre Madagáscar e a costa de Moçambique


Os oceanos, juntos, produzem pelo menos 50% do oxigênio do planeta.

Para o secretário-geral da ONU, António Guterres, a data serve para soar o alerta a governos em todo o mundo sobre fazer mais para proteger os mares. Os oceanos fornecem ar, alimentos, empregos e um clima do qual se depende.

A poluição plástica, no entanto, está acabando com cardumes, levando à perda de ecossistemas marinhos assim como ao aumento da temperatura que eleva o nível do mar.

 Fonte: https://news.un.org/pt/story/2025/06/1849231

sexta-feira, 6 de junho de 2025

Camões com arte

"Desenh'Arte" é o nome da atividade realizada pelo 9ºA que juntou Camões e "Os Lusíadas", Sophia de Melo Breyner Andresen e os poemas "Cais" e "Navegadores" e os desenhos a lápis de aguarela criados pelos alunos da turma numa parceria entre a Biblioteca Escolar, as disciplinas de Português e de Educação Visual.

Aqui fica uma fotografia dos originais, expostos até ao final da última semana de aulas no corredor anexo à Biblioteca:

quinta-feira, 5 de junho de 2025

Dia Mundial do Ambiente

 LIVROS PARA PENSAR E PROTEGER O AMBIENTE



Vem à Biblioteca e lê mais sobre o ambiente!

terça-feira, 3 de junho de 2025

1 de junho - Dia Mundial da Criança

O Dia da Criança foi estabelecido oficialmente em 1950 na sequência do congresso da Federação Democrática Internacional das Mulheres, realizado em 1949, em Paris.

Portugal, à semelhança de vários países, adotou o dia 1 de junho para celebrar o Dia da Criança com o objetivo de sensibilizar para os direitos das crianças e para a necessidade de promover uma melhoria das condições de vida, tendo em vista o seu pleno desenvolvimento.

Aqui ficam dois poemas de autores portugueses para assinalar esta data:


Brinquedo

Foi um sonho que eu tive:
Era uma grande estrela de papel,
Um cordel
E um menino de bibe.

O menino tinha lançado a estrela
Com ar de quem semeia uma ilusão;
E a estrela ia subindo, azul e amarela,
Presa pelo cordel à sua mão.

Mas tão alto subiu
Que deixou de ser estrela de papel.
E o menino, ao vê-la assim, sorriu
E cortou-lhe o cordel.

                                 Miguel Torga


O Dia da Criança

É um dia em que cabem
todos os dias do ano
e as coisas mais bonitas
que não podem causar dano:
os sonhos e os brinquedos,
as festas, as guloseimas,
 a sombra de alguns medos,
a casmurrice das teimas
e também, com fartura, 
o afeto e o carinho
com que se faz a ternura, 
para mostrar ao mundo
que a guerra é uma loucura
e que o gosto de ser menino
é o nosso eterno destino.

                        José Jorge Letria