quinta-feira, 24 de abril de 2025

Dia Mundial do Livro - 23 de abril

O Dia Mundial do Livro é comemorado desde 1995 e por decisão da UNESCO, a 23 de abril.

No ano em que continuam as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974, a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas assinala esta efeméride com o cartaz comemorativo do Dia Mundial do Livro 2025.


"Ler é Ser Livre" é o mote que inspira não só o cartaz, mas também as celebrações desta data, promovidas pela DGLAB ao longo do mês de abril.

A ilustração do cartaz é da autoria de Rachel Caiano, distinguida com menção honrosa no Prémio Nacional de Ilustração 2024, e está disponível para download nesta página. Convidam-se as Bibliotecas Municipais e as livrarias a juntarem-se a esta celebração, promovendo a leitura como um ato de liberdade.

terça-feira, 15 de abril de 2025

Coelhos, ovos e férias da Páscoa

Na última semana de aulas do 2º período, alguns alunos e alunas procurando ocupar um tempinho já disponível, estiveram a Biblioteca a colorir alguns desenhos sobre esta época.




Informação:

A Páscoa é uma festa religiosa cristã em que se celebra a ressurreição de Jesus Cristo, três dias após a sua crucificação e morte. É vista como um momento de renovação, de reunião familiar e é marcada por vários simbolismos e tradições.

Durante a Páscoa, é comum a troca de ovos de chocolate, bem como a caça aos ovos, sempre com a presença do coelho da Páscoa. Mas o que muitos não conhecem é a sua ligação a uma festa cristã. Afinal, qual a origem?

Existem várias teorias sobre a origem do coelho da Páscoa, nomeadamente a que defende a sua origem pagã, enquanto outras remontam mesmo à Idade Média e à sua ligação ao Cristianismo. O coelho, conhecido pela sua rápida reprodução, tornou-se um símbolo associado à Páscoa em várias culturas pelas suas características de fertilidade e renovação.

A tradição de associar o coelho aos ovos de Páscoa foi levada da Alemanha para os Estados Unidos, por volta do século XVIII, acabando por se tornar um dos grandes símbolos da Páscoa moderna.

Em Portugal, algumas das tradições de Páscoa incluem a troca de amêndoas e chocolates, bem como a preparação de pratos típicos, como o folar (um pão doce), o borrego assado e o bacalhau.

Fontehttps://versa.iol.pt/design-e-artes/pascoa/porque-ovos-e-coelhos-na-pascoa-desvendamos-o-misterio/

Semana da Leitura: Encontro com o escritor Sérgio Franclim

Os alunos da Escola Básica de Maçãs de D. Maria participaram no encontro à distância com o escritor Sérgio Franclim, autor de Camões: As aventuras e desventuras de um poeta épico organizado e disponibilizado às escolas pela RBE.

Data: 31.03.2025

Hora: 14:00h - 15:15h

Público-alvo: Alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico

Semana da Leitura: (Re) Descobrir Camões


Camões e a sua obra na visão dos alunos e das alunas do Clube de Artes.

Parabéns!