A 2ª fase do Concurso Nacional de Leitura decorrerá na Biblioteca Municipal da Nazaré no dia 16 de abril, a partir das 14 horas.
Foram selecionadas as seguintes obras:
3º ciclo:
Há espaços que são sempre nossos. E quem os habita, habita também em nós. Falamos da nossa rua, desse lugar que nos acompanha pela vida. A rua como espaço de descoberta, alegria, tristeza e amizade. Os da minha rua tem nas suas páginas tudo isso.
O Velho e o Mar é, porventura, a obra-prima de maturidade de Hemingway.
Santiago, um velho pescador cubano está quase há três meses sem conseguir pescar um único peixe. Vai então bater-se, durante quatro dias, com um enorme espadarte que conseguirá de facto capturar para logo o ver devorado por um grupo de tubarões.
Esta aventura poética, onde o autor retrata, uma vez mais, a capacidade do homem para fazer face e superar com sucesso os dramas e as dificuldades da vida real é uma das suas obras mais comoventes e aquela que mais entusiasmo tem suscitado, ao longo de mais de meio século, entre os seus leitores.
Ensino Secundário:
Em meados do século XVI, o rei D. João III oferece a seu primo, o arquiduque Maximiliano da Áustria, genro do imperador Carlos V, um elefante indiano que há dois anos se encontrava em Belém, vindo da Índia.
Do facto histórico que foi essa oferta não abundam os testemunhos. Mas há alguns. Com base nesses escassos elementos e, sobretudo, com uma poderosa imaginação de ficcionista, José Saramago coloca nas mãos dos leitores esta obra excecional que é a Viagem do Elefante.
Capitães da Areia é o livro de Jorge Amado mais vendido em todo o mundo. O autor descreve , em páginas carregadas de beleza, dramatismo e lirismo, a vida dos meninos abandonados nas ruas de Salvador.
Dividido em três partes, o livro atinge o clímax no capítulo "Canção da Bahia, Canção da Liberdade", em que é narrada a emocionante despedida de um dos personagens da hstória que se afasta dos seus queridos Capitães da Areia "na moita misteriosa das macumbas, enquanto os atabaques ressoam como clarins de guerra".
Sem comentários:
Enviar um comentário