Preparar a pesquisa:
Escolher o tipo de pesquisa mais adequado ás necessidades e limitações
(tema, tempo, nº de páginas, …).
Saber exatamente o que se pretende pesquisar.
Definir palavras-chave.
Utilizar um motor de busca:
Pesquisar os documentos na web com base em palavras-chave.
Recolher a informação:
Ler atentamente os resultados obtidos surgem através de uma listagem de
endereços seguidos de um breve texto extraído da página no qual aparecem as
palavras ou expressões pesquisadas.
Analisar esse excerto e evitar aceder a sites irrelevantes ou
impróprios.
Registar numa grelha os dados dos sites que vamos utilizando: URL da
página visitada, título do sítio, temas abordados, autor, …
Avaliar a informação retirada da web:
É importante verificar se é fiável e verdadeira (comparar em vários
sites).
Usar sítios web responsáveis e verdadeiros se possível com
hiperligações para outros sítios.
Ter uma atitude crítica em relação às fontes.
O que fazer com a informação retirada da web:
Respeitar os direitos de autor.
Identificar as ideias principais, inferir e elaborar conclusões.
Estruturar a informação segundo critérios que sustentem a organização
do trabalho.
Usar as suas próprias palavras, resumir, parafrasear, aplicar as regras
de citação à informação transcrita.
Elaborar uma webgrafia.
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