No âmbito da preparação do ano letivo 2018 - 2019, o Ministério da Educação publicou, a 28 de julho, uma nota informativa onde definiu as prioridades de atuação das Bibliotecas Escolares e que a seguir se indicam:
1. Um
trabalho mais aprofundado com as escolas de 1.º ciclo, integrando as
bibliotecas nas dinâmicas de trabalho em sala de aula e formando os professores
titulares de turma em práticas de formação de leitores e dinamização de
literacia familiar;
2. A implementação do referencial "Aprender com a Biblioteca
Escolar", que preconiza metodologias de trabalho cooperativo entre
professores, colocando a biblioteca no centro das atividades da escola e
explora o trabalho dos professores bibliotecários como mediadores de
aprendizagens;
3. A promoção de um trabalho de avaliação das literacias, através
do desenvolvimento de instrumentos rigorosos para a avaliação da competência
leitora;
4. A promoção da inovação pedagógica e da flexibilidade curricular
a partir da biblioteca escolar, enquanto espaço privilegiado do cruzamento de
saberes disciplinares e do acesso a múltiplos recursos;
5. A implementação da Estratégia Nacional de Educação para a
Cidadania, através da capacitação das bibliotecas com instrumentos de
participação dos alunos no comentário aos temas da atualidade e no acesso a
recursos que lhes permitam desenvolver conhecimentos e capacidade crítica;
6. O
reforço das literacias digitais, através da promoção de leitura em diferentes
formatos e da promoção da competência de leitura em texto e hipertexto.
Estas prioridades colocam as Bibliotecas Escolares no centro da escola,
reforçando o seu papel enquanto instrumento de promoção de melhores
aprendizagens.
Para saber mais: Bibliotecas Escolares vão promover leitura ...
Para saber mais: Bibliotecas Escolares vão promover leitura ...
Sem comentários:
Enviar um comentário