segunda-feira, 21 de junho de 2021

Chegou o verão!

O solstício de verão ocorre hoje, dia 21 de junho de 2021, às 04h32min, marcando o início da estação no hemisfério norte (a mais quente apesar da Terra vir a estar o mais longe do sol a 5 de julho). O sol neste dia de solstício estará o mais alto possível no céu e aquando da sua passagem meridiana atingirá a altura máxima de 75° em Lisboa.

A tabela abaixo mostra que a duração do dia no Solstício de Verão é efetivamente a mais longa. A 21 de junho de 2021 o disco solar nascerá às 06:11:50 horas e pôr-se-á às 21:04:58 horas em Lisboa. A duração do dia será de 14:53:08 horas, o que é apenas 1 segundo a mais do que no dia anterior.

O verão prolonga-se por 93,66 dias até ao próximo equinócio, a 22 de setembro de 2021.


Fonte:http://oal.ul.pt/solsticio-de-verao-2021/

Para ler e... gostar, 

                           na Biblioteca Escolar:





quinta-feira, 10 de junho de 2021

Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas

No dia 10 de junho celebra-se o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas. Feriado nacional, esta data presta homenagem ao grande poeta Luís Vaz de Camões, autor d´Os Lusíadas, a maior obra épica de Portugal, que faleceu no dia 10 de junho de 1580.

Do programa do Dia de Portugal fazem parte muitas atividades, como desfiles, demonstrações militares, e entregas de medalhas de mérito. Este é considerado também o dia da Língua Portuguesa e do cidadão nacional.

Durante o regime ditatorial do Estado Novo de 1933 até à Revolução dos Cravos de 25 de abril de 1974, o dia 10 de junho era celebrado como o "Dia da Raça: a raça portuguesa ou os portugueses".

Após a Revolução do 25 de abril de 1974, que marcou o fim do regime ditatorial do Estado Novo, a celebração do dia passou a prestar homenagem a Portugal, a Camões e às Comunidades Portuguesas.

Neste dia, o Presidente da República e altas individualidades do Estado participam em cerimónias de comemorações que decorrem em cidades diferentes todos os anos sendo este ano realizadas no Funchal e depois em Bruxelas, junto da Comunidade Portuguesa na Bélgica. Anualmente são distinguidas novas individualidades pelo seu trabalho em nome da nação.

Dia Mundial dos Oceanos

No dia 8 de junho comemorou-se o Dia Mundial dos Oceanos, que tem como objetivo sensibilizar o mundo para os benefícios dos oceanos para a humanidade e para a utilização dos seus recursos de forma sustentável.

"Os oceanos: vida e subsistência" é o tema deste ano, escolhido com o propósito de alertar a humanidade para o apoio que os oceanos oferecem à vida, nomeadamente no que diz respeito ao sustento que estes fornecem. Além disso, esta data pretende ainda reforçar a ideia de se construir uma ligação estreita, inclusiva, inovadora e informada com o oceano​.​

Para recordar esta data a Biblioteca Escolar contou com a participação dos alunos do 2º ciclo e fez uma exposição intitulada: Animais marinhos e outros bichinhos que está patente no seu espaço até ao final do mês de junho. Visita-a!





sábado, 5 de junho de 2021

Dia Mundial do Ambiente - Restaurar os ecossistemas



O
Dia Mundial do Ambiente celebra-se anualmente a 5 de junho.

O Paquistão em parceria com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), será o anfitrião global da data que tem como tema principal a Restauração de Ecossistemas no âmbito da campanha “Reimaginar, Recriar e Restaurar”.

O objetivo desta temática é consciencializar governos, empresas e sociedade civil da importância da recuperação de ecossistemas que tenham sido degradados ou destruídos, bem como na necessidade de conservação daqueles que ainda estão intactos. A existência de ecossistemas mais saudáveis, com uma biodiversidade mais rica, irá produzir maiores benefícios para o planeta e garantir a subsistência de milhares de milhões de pessoas que dependem deles.

Esta data marcará, também, o lançamento formal da Década das Nações Unidas para a Restauração de Ecossistemas 2021-2030. Liderada pela PNUMA e Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), a Década da ONU tem como objetivo aumentar em grande escala a restauração de ecossistemas degradados de forma a combater a crise climática, evitar a perda de um milhão de espécies, aumentar a segurança alimentar e assegurar o abastecimento de água.

Cientistas consideram que os próximos dez anos são essenciais para evitar alterações climáticas catastróficas e a perda da biodiversidade.

Para enfrentar a tripla ameaça das alterações climáticas, perda da natureza e poluição, o mundo deve restaurar pelo menos mil milhões de hectares degradados de terra na próxima década. A área equivale ao tamanho da China. E um plano semelhante será preciso para salvar os oceanos.

Essa é uma das conclusões do novo relatório do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente, PNUMA, e da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, FAO.

Mensagem do Secretário Geral das Nações Unidas

Procura na Biblioteca Escolar para pensar e saber mais:











terça-feira, 1 de junho de 2021

Dia Mundial da Criança.


Este dia começou a comemorar-se em 1950, depois da Federação Democrática Internacional das Mulheres propor às Nações Unidas que se criasse um dia dedicado às crianças de todo o mundo. Este pedido veio no sentido de tentar resolver o problema criado com a 2ª Guerra Mundial, que fez com que a crise atingisse muitos países da Europa, do Médio Oriente e da China, deixando de existir boas condições para se viver. Não havia comida, muitas crianças perderam os pais e outras tantas foram obrigadas a trabalhar para ajudarem nas despesas. Esses trabalhos eram muito duros e durante muitas horas.

Assim, a partir do dia 1 de junho desse ano, foi reconhecido às crianças, independentemente da raça, sexo, cor, religião e origem nacional e social, o direito ao afeto, amor, compreensão, alimentação adequada, cuidados médicos, educação gratuita, proteção contra todas as formas de exploração e crescerem num clima de paz e fraternidade.

Em 1959, estes direitos das crianças passaram para o papel e a 20 de novembro foi criada a "Declaração dos Direitos da Criança", com o intuito  de proporcionar a todas as crianças do mundo, uma vida digna e feliz. 

A Declaração dos Direitos da Criança é composta por uma lista de 10 princípios, onde as crianças têm: 

  1. Direito à igualdade, sem distinção de raça, religião ou nacionalidade;
  2. Direito a especial proteção para o seu desenvolvimento físico, mental e social;
  3. Direito a um nome e a uma nacionalidade;
  4. Direito à alimentação, moradia e assistência médica adequadas para a criança e para mãe;
  5. Direito à educação e a cuidados especiais para a criança física ou mentalmente deficiente;
  6. Direito ao amor e à compreensão por parte dos pais e da sociedade;
  7. Direito à educação gratuita e ao lazer infantil;
  8. Direito a ser socorrido em primeiro lugar, em caso de catástrofes;
  9. Direito a ser protegido contra o abandono e a exploração no trabalho;
  10. Direito a crescer dentro de um espírito de solidariedade, compreensão, amizade e justiça entre os povos.

Feliz Dia da Criança!