domingo, 23 de abril de 2023

Curiosidades sobre a Terra

 Sabia que...?

  • A Terra não é efetivamente redonda

Parece mentira, mas é verdade: a Terra não é plana, mas também não é perfeitamente redonda. A rotação da Terra faz com que o planeta empole no equador e achate nos polos, enquanto a distribuição de massa na Terra (que não é perfeitamente uniforme) causa pequenas variações na atração gravitacional em diversos locais do planeta. Essas variações são muito pequenas para serem notadas nas imagens da Terra captadas do espaço, e e por isso que a Terra parece perfeitamente redonda ao olho humano.


  • Os recifes de coral são a maior estrutura viva da Terra

Os recifes de coral não são apenas maravilhas naturais de grande beleza, mas também a maior estrutura viva da Terra. Estes ecossistemas subaquáticos são formados por colónias de pequenos animais chamados pólipos de coral, que constroem esqueletos de carbonato de cálcio que se acumulam com o tempo e formam as estruturas complexas que conhecemos como recifes de coral.

Os recifes de coral são incrivelmente diversos e desempenham um papel vital no ecossistema oceânico, fornecendo habitat e proteção para muitas espécies e atuando como uma barreira natural que ajuda a proteger o litoral de tempestades e erosão.


  • A Lua está a ficar mais distante da Terra

A Lua está, gradualmente, a afastar-se da Terra a uma taxa de cerca 4 cm por ano. Tal fenómeno é causado pela atração da Lua pelos oceanos, criando forças de maré que produzem uma protuberância de água no lado da Terra voltado para a Lua. Essa protuberância, por sua vez, cria uma atração gravitacional na Lua, fazendo com que ela acelere ligeiramente e se afaste da Terra. Com o tempo, o processo fez com que a Lua se afastasse da Terra todos os anos.

O distanciamento não é percetível no dia a dia, mas ao longo de milhões de anos pode ter efeitos significativos na rotação da Terra.


  • As árvores são "pulmões"

As árvores são uma das ferramentas mais eficazes para combater as mudanças climáticas. As florestas abrigam cerca de 80% da biodiversidade terrestre e as florestas tropicais sozinhas produzem mais de 40% do oxigénio que respiramos.

Cobrindo cerca de 30% da superfície da Terra, dependemos das florestas para sobrevivermos. As florestas absorvem cerca de oito giga toneladas por ano de dióxido de carbono da atmosfera e desempenham um papel crucial no ciclo do carbono e no sistema climático.

No entanto, as mudanças climáticas, a degradação florestal e o desmatamento estão a fazer com que muito desse carbono armazenado seja novamente libertado na atmosfera. Pesquisas recentes indicam que a recuperação das florestas tropicais só conseguiu combater com sucesso um quarto das atuais emissões de carbono, demonstrando a  importância de preservar e restaurar as florestas tropicais.


Fonte: https://tek.sapo.pt/multimedia/artigos/10-curiosidades-para-saber-mais-sobre-o-planeta-no-dia-mundial-da-terra.



Sem comentários:

Enviar um comentário