quinta-feira, 31 de outubro de 2024

Dia Mundial da Alimentação

 


Anualmente, celebra-se a 16 de outubro, o Dia Mundial da Alimentação.

Em 2024, o Dia Mundial da Alimentação tem como tema “Direito aos alimentos para uma vida e um futuro melhores”, sendo assinalado em paralelo com o 79.º aniversário da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO).

As comemorações, organizadas pela FAO, integram diversos eventos, promovendo-se a consciencialização mundial sobre a fome, destacando a alimentação como um direito humano e estimulando ações para o futuro da alimentação, das pessoas e do planeta.

Este lema justifica a importância da abordagem da alimentação (saudável) de uma forma holística, não só sob a perspetiva da saúde, mas também dos direitos humanos, da sustentabilidade, da educação ambiental, entre outros.

É sempre de lembrar que o direito a uma alimentação digna e saudável é, sobretudo, uma questão de cidadania.

Neste dia, os alunos do 6º ano fizerem uma visita de estudo a um lagar e aprenderam, entre questões e boa disposição, como era feito o azeite.

Na Biblioteca, esteve patente uma miniexposição sobre a apanha da azeitona  e uma mostra de livros sobre o tema.
 


Boas leituras!


Centenário de Carlos Drummond de Andrade

 

Nasceu em Itabira, a 31 de outubro de 1902 e morreu no Rio de Janeiro a 17 de agosto de 1987.

Foi um poeta, farmacêutico, contista e cronista brasileiro, considerado por muitos o mais influente poeta brasileiro do século XX. Foi um dos principais poetas da segunda geração do modernismo brasileiro, embora sua obra não se restrinja a formas e temáticas de movimentos específicos.

Os temas de sua obra são vastos e empreendem desde questões existenciais, como o sentido da vida e da morte, passando por questões quotidianas, familiares e políticas, como o socialismo, dialogando sempre com correntes tradicionais e contemporâneas de sua época. As características formais e estilísticas de sua obra também são vastas, destacando-se, por vezes, o dialeto mineiro.


Mãos dadas

Não serei o poeta de um mundo caduco.
Também não cantarei o mundo futuro.
Estou preso à vida e olho meus companheiros.
Estão taciturnos mas nutrem grandes esperanças.
Entre eles, considero a enorme realidade.
O presente é tão grande, não nos afastemos.
Não nos afastemos muito, vamos de mãos dadas.

Não serei o cantor de uma mulher, de uma história,
não direi os suspiros ao anoitecer, a paisagem vista da janela,
não distribuirei entorpecentes ou cartas de suicida,
não fugirei para as ilhas nem serei raptado por serafins.
O tempo é a minha matéria, o tempo presente, os homens presentes,
a vida presente.

Para conhecer melhor Carlos Drummond de Andrade:

Retrato do poeta brasileiro


quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Mês Internacional da Biblioteca Escolar - Descobrir a BE

Outubro é o Mês Internacional da Biblioteca Escolar (MIBE), uma celebração anual das bibliotecas escolares em todo o mundo, uma oportunidade para darem a conhecer o trabalho que desenvolvem e mostrarem que não são apenas um serviço, mas um centro nevrálgico vital nas escolas.


E para conhecerem melhor o funcionamento da Biblioteca Escolar, os alunos do 2º ciclo foram convidados a participarem na atividade "Descobrir a Biblioteca" onde deram conta dos diferentes espaços, dos recursos existentes e dos serviços prestados pela equipa - professores e assistentes.


No âmbito da disciplina de Português, os alunos do 5º e 7º anos estiveram na BE para conhecer as novidades editoriais e requisitar livros para ler em casa de modo a praticarem a leitura autónoma. 



Vem à BE e descobre os novos títulos!

quarta-feira, 9 de outubro de 2024

domingo, 6 de outubro de 2024

Dia Mundial do Animal


O Dia Mundial do Animal é celebrado anualmente a 4 de outubro, data que corresponde ao dia de São Francisco de Assis, o santo padroeiro da ecologia e dos animais. Este dia tem como objetivo chamar a atenção para a condição e bem-estar dos animais.

Esta data foi criada pelo escritor e editor alemão da revista «Homem e Cão» ("Mensch und Hund") Heinrich Zimmermann e celebrado pela primeira vez em 1925. 

 A celebração do Dia Mundial dos Animal une o movimento de bem-estar animal, mobilizando uma força global para tornar o mundo num lugar melhor para todos os animais. É celebrado de formas diferentes em cada país, independentemente da nacionalidade, religião, fé ou ideologia política. 

O tema deste ano é «O mundo também é a casa deles!», pretende recordar que vivemos todos juntos nesta Terra. Quer sejam os animais de estimação que nos fazem sorrir ou a vida selvagem que mantém a natureza em equilíbrio, os animais são uma parte vital do nosso mundo.

No dia 4 de outubro, pessoas de todo o mundo juntam-se para celebrar e garantir que estamos a fazer a nossa parte para os proteger.