quarta-feira, 20 de novembro de 2024

Dia Internacional dos Direitos das Crianças

 

A 20 de novembro comemora-se um duplo aniversário que pretende alertar e sensibilizar para os direitos das crianças de todo o mundo: proclamação da Declaração dos Direitos da Criança (1959) e adoção da Convenção sobre os Direitos da Criança (1989), pela Assembleia Geral das Nações Unidas.

A Convenção assenta em quatro pilares fundamentais relacionados com todos os direitos das crianças (civis, políticos, económicos, sociais e culturais): a não discriminação, o interesse superior da criança, a sobrevivência e desenvolvimento e a opinião da criança.

Para que 20 de novembro seja um dia divertido com uma mensagem séria, das crianças, pelas crianças, a UNICEF apela ao desenvolvimento de iniciativas que deem voz às crianças, em que estas reflitam sobre os seus direitos e expressem o seu apoio aos milhões de crianças que estão fora da escola, desprotegidas e desenraizadas.


Novas leituras na Biblioteca

Leituras para o pré-escolar: 


Uma raposa e um leirão brincam alegremente na floresta enquanto a estação começa a mudar. O inverno está a chegar. Em breve, o leirão deve hibernar e os amigos se separarão. À medida que a hora de dormir se aproxima, a raposa tenta manter o leirão acordado.

O sono realmente deve vir, mas não antes que os dois amigos tenham compartilhado uma última história, sabendo que estarão juntos novamente na primavera. Esta gentil história de amizade é a alegoria perfeita para o ritual da hora de dormir. E a mensagem tranquilizadora é clara: “Estarei lá para você quando acordar”.



É bom termos um nome, mas ainda mais importante é termos alguém que que goste de nós. Um gato de rua, sozinho e abandonado, passeia pela sua cidade e percebe que todos os gatos têm um nome: o gato da livraria, o gato da cafetaria, o gato que mora na esquina... Até os cães têm nome!... E as flores também... Ele é o único sem nome. Decide então partir em busca de um nome adequado para si. Numa jornada cheia de acontecimentos e múltiplos obstáculos, é surpreendido com o que realmente procurava sem saber. Porque, às vezes, quando menos se espera, a felicidade aparece. 

quinta-feira, 7 de novembro de 2024

Halloween na Biblioteca

 Halloween é uma festa comemorada a 31 de outubro.

A palavra Halloween é uma abreviação da expressão All Hallows' Eve pela junção das palavras hallow, que significa "santo", e eve, que significa "véspera", pois ocorre no dia anterior à celebração do Dia de Todos os Santos.

A Biblioteca Escolar aderiu à festa e selecionou alguns títulos cujos títulos se adequam ao tema:


Nos Estados Unidos, Canadá e Reino Unido, a tradição do Halloween é muito forte.

As crianças usam fantasias e batem nas portas das casas dizendo a tradicional frase: “doce ou travessura?” (trick or treat, em inglês). A brincadeira consiste em pedir doces, ameaçando cometer uma travessura a quem negar as guloseimas.

As casas e as ruas ficam decoradas com temas sombrios (bruxas, caveiras, múmias, vampiros, fantasmas, etc.). Uma das marcas mais emblemáticas da festa são as grandes abóboras com rosto e com velas dentro.