No dia 8 de junho celebrou-se o Dia Mundial dos Oceanos, tendo sido decretado em 2008 pela Assembleia Geral das Nações Unidas, muito embora seja celebrado em muitos países desde 1992, desde a realização da Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, que teve lugar no Rio de Janeiro, nesse ano.
O tema de 2025 é Catalisar Ações para o Nosso Oceano e Clima, e a data é já uma das maiores mobilizações globais em prol dos oceanos e do clima, durante a qual milhões de pessoas e milhares de organizações em todo o mundo se unem nesta celebração, com o objetivo de proteger o nosso planeta azul.
Objetivos
- Sensibilizar para as ameaças que os oceanos enfrentam, como as alterações climáticas e a perda de biodiversidade.
- Promover ações concretas de proteção e recuperação dos ecossistemas marinhos.
- Incentivar o envolvimento da juventude, comunidades locais e líderes políticos e empresariais.
- Reforçar o compromisso global por um oceano saudável e um clima estável.
Recife de coral em Mayotte, um arquipélago no Oceano Índico entre Madagáscar e a costa de Moçambique
Os oceanos, juntos, produzem pelo menos 50% do oxigênio do planeta.
Para o secretário-geral da ONU, António Guterres, a data serve para soar o alerta a governos em todo o mundo sobre fazer mais para proteger os mares. Os oceanos fornecem ar, alimentos, empregos e um clima do qual se depende.
A poluição plástica, no entanto, está acabando com cardumes, levando à perda de ecossistemas marinhos assim como ao aumento da temperatura que eleva o nível do mar.
Fonte: https://news.un.org/pt/story/2025/06/1849231
.jpg)
.jpg)
Sem comentários:
Enviar um comentário