terça-feira, 3 de abril de 2012

Semana da Leitura III

Leituras partilhadas, leituras recomendadas

Ao longo da semana de 19 a 23 de março e entre as atividades realizadas são de referir as partilhas de leitura entre as turmas do 3º ciclo.
Destacam-se as seguintes sugestões:

As Gémeas no Colégio de Santa Clara de Enid Blyton



Por alguns instantes, as duas raparigas foram invadidas por saudades da antiga escola e das velhas amigas. Não conheciam ninguém em Santa Clara; por isso, não podiam saudar as colegas, como sempre tinham feito no primeiro dia de aulas.

Também não gostavam do ar de nenhuma das alunas: pareciam muito mais espalhafatosas do que as de Redroofs. Era tudo verdadeiramente horrível!

Em Santa Clara, o nível de exigência era maior do que na maioria das escolas, e, apesar de as gémeas terem uma boa cabeça, não tardaram a perceber que estavam atrasadas em relação às colegas de turma - coisa que também as irritava bastante.




A porta do tempo de Ulysses Moore



Em Kilmore Cove, na Cornualha, existe uma antiga mansão que esconde inquietantes mistérios. Jason e Julia, dois irmãos gémeos de onze anos, são os seus novos habitantes. Juntamente com Rick, um novo amigo, descobrem que o ex-proprietário, Ulysses Moore, deixou pistas e códigos que os conduzirão, através de túneis e passagens secretas, à maior aventura das suas vidas.

Mas conseguirão eles desvendar a verdade acerca dos estranhos acontecimentos que envolvem a Vivenda Argo e a vida de Ulysses Moore ou serão travados por algo mais sinistro?





Infância Perdida de Cathy Blass



Escrito e narrado por Cathy, esta obra conta a história verdadeira da sua relação com a pequena Jodie, uma criança dada para adoção. Apesar de ter conhecimento do seu comportamento violeno, resolveu chamar a si a responsabilidade de educar esta criança rebelde.

Quando conhece os outros filhos de Cathy começa a descontrair e, pela primeira vez, revela que foi abusada pelo pai e vítima de maus-tratos infligidos por toda a família.

Um caso que espelha milhares de situações semelhantes, muitas vezes clandestinas, em qualquer parte do mundo e que marca a memória tanto dos pais adotivos como das crianças adotadas.

Sem comentários:

Enviar um comentário