sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Recordar o Carnaval na BE...

Atelier de construção de máscaras
Máscara:
  • Acessório utilizado para cobrir o rosto, utilizado para diversos propósitos: lúdicos, como nos bailes de máscaras e no carnaval, religiosos, artísticos ou de natureza prática - máscaras de proteção. 
  • A palavra tem, provavelmente, origem no latim mascus ou masca = "fantasma" ou no árabe maskharah = "palhaço", "homem disfarçado."
  • Na Grécia Antiga, as máscaras eram utlizadas durante as festividades dedicadas a Dionísio. Nas representações teatrais, os atores representavam usando máscaras de acordo com a sua personagem.
  • Em Veneza, no século XVIII, o uso de máscaras instalou-se como um hábito diário para homens e mulheres. Mais tarde, passaram a usá-las apemas no carnaval que durava um mês, onde os mascarados aproveitavam para festejar e divertir-se sem serem reconhecidos.
  • Em Portugal, o uso da máscara remonta a tempos anteriores à Inquisição (século XVI) mas só passou a ser representativa no século XVIII, no reinado de D. João V, graças aos grandes bailes da corte, a opor o carnaval de palácio ao tradicional, sujo e desordeiro carnaval da rua.
  • O careto é uma personagem mascarada do nordeste de Portugal. Usa uma máscara com um nariz saliente e é feita de couro, latão ou madeia pintada com cores vivas. Os caretos andam em grupos pelas ruas, dançam, saltam e fazem partidas às pessoas.
 Agora, as nossas máscaras:


Sem comentários:

Enviar um comentário