quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Três búzios da praia... ou não

O búzio de Luísa Ducla Soares

Pus um búzio da praia
na concha do meu ouvido.
Logo ouvi o mar chamar
muito longe, num gemido.

Ó mar, ó mar…

Peguei num búzio das águas
pousado ali na areia.
Ela guardava a canção
secreta de uma sereia.

Ó mar, ó mar…

É só um búzio das ondas,
todos o julgam vazio-
Mas eu viajo lá dentro
num sonho feito navio.

Ó mar, ó mar…


A voz do Búzio de Maria Isabel Mendonça Soares

Eu trouxe da praia
Um búzio bonito
Que tem um segredo
Em que eu acredito

Lá dentro escondido
Alguém a chamar…
Ponho-o ao ouvido
Escuto a voz do mar

O mar e o sol
E a praia inteira
Guardados num búzio
Na minha algibeira



O Búzio de Cós de Sophia de Mello Breyner Andresen

Este búzio não o encontrei eu própria numa praia
Mas na mediterrânica noite azul e preta
Comprei-o em Cós numa venda junto ao cais
Rente aos mastros baloiçantes dos navios
E comigo trouxe o ressoar dos temporais

Porém nele não oiço
Nem o barulho de Cós nem o de Egina
Mas sim o cântico da longa e vasta praia
Atlântica e sagrada
Onde para sempre a minha alma foi criada


Sem comentários:

Enviar um comentário