quarta-feira, 8 de fevereiro de 2023

Dia da Internet Mais Segura - 7 de fevereiro

 Tema 2023: Metaverso vs realidade

O que é o Metaverso?


O metaverso é o que muitas pessoas acreditam ser, inevitavelmente, o futuro da internet: um universo virtual tridimensional, único, partilhado, imersivo e persistente, onde os humanos experimentam a vida de maneiras que não poderiam no mundo físico.

Imagina-se uma coleção de ambientes virtuais interconectados onde os utilizadores interagem fazendo-se representar por avatares – um mundo virtual onde biliões de pessoas vivem, trabalham, compram, aprendem e interagem umas com as outras – tudo a partir do conforto de seus sofás no mundo físico.

Neste mundo, os ecrãs de computador que usamos hoje para nos ligarmos a uma rede mundial de informações expandem-se e tornam-se portais multipresentes  para um mundo virtual 3D que é palpável, como a vida real, mas maior e melhor. Fac-símiles digitais de nós mesmos movem-se livremente de uma experiência para outra, representando as nossas identidades e o nosso dinheiro.

No centro do metaverso está a combinação de realidade aumentada com realidade virtual. A realidade aumentada é caracterizada por imagens geradas por computador sobrepostas sobre situações do mundo real, seja num telefone ou com óculos que nos permitem ver através do ecrã. A realidade virtual acontece quando se está totalmente imerso num mundo 3D gerado por computador.

Algumas das tecnologias que permitem acesso a esse mundo alternativo, como capacetes de realidade virtual e óculos de realidade aumentada, estão a evoluir rapidamente, mas outras componentes indispensáveis do metaverso, como largura de banda adequada ou padrões de interoperabilidade, ainda não se sabe quando e se se materializarão.

Apesar de todas as conversas que se vêm fazendo à sua volta, o metaverso ainda não existe verdadeiramente. No entanto, vemos as grandes empresas tecnológicas empenhadas em investir de forma séria nessa tecnologia o que indicia que a questão não é se o metaverso se vai concretizar, mas quando.

Para saber mais: Metaverso



Sem comentários:

Enviar um comentário